Recursos Hídricos: Estação em Cubatão passa a tratar lodo

Equipamento representa importante melhoria ambiental

qua, 11/10/2000 - 17h52 | Do Portal do Governo

Equipamento representa importante melhoria ambiental

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, está modernizando a Estação de Tratamento de Água de Cubatão (ETA-3), a fim de garantir a preservação ambiental e melhorar ainda mais a qualidade do seu produto. No local, está sendo instalada uma moderna Estação de Tratamento de Lodo.
Esta estação irá possibilitar o tratamento adequado do lodo que fica acumulado nos seis decantadores da ETA-3. Este lodo é resultado do processo de floculação da água (formação de flocos para possibilitar a remoção das partículas em suspensão). A floculação ocorre após a coagulação da água bruta, que é obtida com a adição de cloreto férrico líquido. Os flocos formam uma camada de lodo no fundo dos seis decantadores, que são lavados periodicamente. Após a decantação, a água passa pela filtração, através dos 12 filtros da ETA-3 (ver material anexo).
A Estação de Tratamento de Lodo está em fase inicial de testes e deve estar operando no início do próximo ano, após eventuais adequações. Ela está sendo instalada pela empresa Amafi, vencedora da licitação, com investimentos de cerca de R$ 9 milhões, representando importante melhoria ambiental.
A unidade receberá todo o lodo acumulado nos decantadores, separando a parte sólida da líquida. O lodo, então, será totalmente desumidificado, através de tratamento por polímero e filtro-prensa. O produto líquido resultante deste processo será encaminhado novamente para Estação de Tratamento de Água e o a parte sólida, já desumidificada, será encaminhada para o aterro sanitário.
Esta obra integra a modernização da ETA-3, que no início deste ano recebeu nova bomba, aumentando a capacidade de produção em 10% e vem recebendo obras de manutenção e melhorias durante todo este ano. A capacidade da ETA-3 é tratar 4,5 mil litros de água por segundo, que abastecem Cubatão, Santos e São Vicente, e reforçam também a distribuição para Praia Grande e Litoral Sul, sendo a principal produtora de água da Baixada Santista.