Recursos Hídricos: Baixada Santista começa a se preparar para o verão

nd

qua, 25/10/2000 - 18h03 | Do Portal do Governo

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), empresa ligada à Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, volta a realizar, a partir da próxima segunda-feira, dia 30, o Programa de Vistorias Preventivas para o Verão. Na temporada 1999/2000, as atividades foram executadas com sucesso em nove municípios da Baixada Santista, com o objetivo de evitar problemas de atendimento à demanda crescente de consumo, em virtude das altas temperaturas e do fluxo de turistas.
No último verão, foram realizadas cerca de 1,2 mil vistorias em quiosques, academias, restaurantes, colônias de férias, hotéis, duchas da orla, hospitais, clubes, shoppings e outros estabelecimentos, que costumas receber um grande número de pessoas. As cidades contempladas foram Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Bertioga, Guarujá, Peruíbe, Mongaguá e Itanhaém.

Vistoriar para prevenir

Durante a visita, os técnicos da Sabesp vistoriam as instalações de água e esgoto dos imóveis, procurando detectar problemas como vazamentos, subdimensionamento interno, além de outros. No caso de alguma irregularidade, de responsabilidade da Empresa, será imediatamente acionada a equipe competente, a fim de solucionar o problema antes do início da temporada. Quando o reparo for de responsabilidade do cliente, a Sabesp oferecerá todas as orientações necessárias.
Além das vistorias, as equipes também irão conscientizar os proprietários de estabelecimentos sobre o uso correto das redes de esgotos. Um dos fatores mais comuns é verificar o lançamento de objetos inadequados no vaso sanitário, que seguem para as redes coletoras, podendo causar obstruções e/ou extravasamentos em passeios ou até mesmo nas dependências internas do imóvel. Além disso, será abordada a necessidade da manutenção da caixa de gordura, que não está dimensionada para receber água das galerias pluviais, podendo comprometer também o bom funcionamento das redes.

A importância dos reservatórios domésticos

Neste ano, as ações serão mais concentradas quanto à necessidade de se ter uma caixa d´água adequada. E a escolha do reservatório correto depende do número de usuários. Cada pessoa, em média, gasta cerca de 150 litros de água por dia. Para Anízio de Oliveira Filho, superintendente da Unidade de Negócio da Sabesp na Baixada Santista, ‘há muitos casos de instalações internas subdimensionadas, a exemplo de casas de família transformadas em pousadas. Isto pode provocar falta de água no estabelecimento nos horários de maior consumo. Sem um trabalho preventivo, que eduque e informe as pessoas, será impossível atender a todos satisfatoriamente’. Ter uma caixa d´água sem manutenção também é problema. Por esta razão, será enfatizada ainda a importância da limpeza e desinfecção destes reservatórios. Devem realizar a atividade os imóveis que não tenham realizado manutenção nos últimos seis meses, de preferência antes do início do verão. O bom funcionamento da caixa depende deste trabalho, uma vez que as manutenções regulares e permanentes contribuem para garantir a pressão da água.

Combate ao desperdício

Todas estas informações também são pertinentes aos clientes da Empresa, de casas ou apartamentos, sejam eles moradores fixos ou flutuantes. No entanto, para este público, o essencial é disseminar a cultura do não-desperdício.
As dicas e recomendações de como utilizar bem a água constam de folhetos educativos do Programa de Uso Racional de Água, a serem distribuídos no ato de vistoria, juntamente a outros materiais institucionais.

ÁGUA: SE VOCÊ UTILIZAR BEM, NINGUÉM FICA SEM!