Recuperação nas férias começa no dia 3 de janeiro

Pelo quarto ano consecutivo, Governo do Estado oferece o Programa Escola nas Férias

ter, 28/12/1999 - 20h51 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de oferecer aos alunos da rede estadual de ensino mais uma oportunidade de aprender e prosseguir os estudos, integrados ao seu grupo de classe, as escolas estaduais realizam entre os dias 3 e 31 de janeiro de 2000 a recuperação de férias. É o quarto ano consecutivo do programa ‘Escola nas Férias’. Em janeiro de 1999, 487 mil estudantes participaram das atividades de recuperação, apresentando ótimos resultados. Para este ano, o número ainda está sendo apurado.
Serão encaminhados para a recuperação intensiva estudantes de todas as séries do ensino fundamental e médio que tenham tido, no mínimo, 75% de frequência do total das horas letivas e desempenho insatisfatório em qualquer número de disciplinas. Para os alunos que apresentam frequência inferior a 75%, será dada oportunidade àqueles com desempenho insatisfatório em até três disciplinas. Para os alunos com frequência inferior a 75% do total de horas letivas e desempenho insatisfatório em mais de três disciplinas, cabe ao Conselho de Classe de sua escola decidir se ele será encaminhado para a recuperação intensiva nas férias ou não.
Todas as escolas estaduais deverão oferecer a recuperação nas férias. Naquelas em que o número de alunos for insuficiente para constituir turmas, a recuperação será oferecida na unidade mais próxima, as chamadas escolas-pólo. Pais e alunos estão sendo informados na própria escola sobre a unidade em que os estudantes deverão frequentar a recuperação.
Estes vinte e um dias de atividades intensivas possibilitam aos alunos, que serão distribuídos em turmas de no máximo 20 estudantes, a oportunidade de aprender e prosseguir os estudos graças às propostas de trabalho organizadas pelas equipes escolares. As atividades de recuperação são elaboradas a partir de projetos específicos desenvolvidos pelas Diretorias de Ensino e escolas, de acordo com a necessidade de seus alunos.
A equipe escolar, tendo clareza das dificuldades dos alunos, previamente registradas, em detalhes, organizarão as formas de atuação que o professor deverá se utilizar para promover a superação destas dificuldades.
Os professores para os quais foram atribuídas as aulas de recuperação – que pode ser o professor da própria turma ou não – estão sendo capacitados em encontros realizados neste mês nas Diretorias de Ensino. Durante esses encontros serão propostas várias atividades, dentre elas a exibição do filme Central do Brasil, que deve ser utilizada como estratégia para discussão de alguns pontos, como a estimulação das habilidades de leitura e escrita.
O programa Escola nas Férias é um dos bons recursos (e o último no ano) que as escolas possuem para combater o fracasso escolar e elevar o nível de aprendizagem de seus alunos.
Tudo começa na própria sala de aula, onde os professores organizam atividades intensivas de reforço para alunos com dificuldades na formação de conceitos e desenvolvimento de habilidades e atitudes, utilizando os materiais disponíveis nas salas-ambiente. Trata-se da Recuperação Contínua.
Se isso ainda não for suficiente, estes alunos são encaminhados para a Recuperação Paralela, em três aulas semanais fora do horário de aula. E se ainda houver necessidade, o aluno é encaminhado para a Recuperação nas Férias. Para que os alunos obtenham sucesso na aprendizagem é imprescindível que os pais estimulem e acompanhem continuamente os filhos quanto à frequência e a realização de atividades propostas pelos programas de recuperação.