Recuperação inédita marca início das aulas na rede pública estadual

Cerca de 3,6 milhões de alunos de 5ª a 8ª séries e do Ensino Médio terão 42 dias de reforço de matemática e português

ter, 19/02/2008 - 10h44 | Do Portal do Governo

O ano letivo foi retomado em todas as 5.500 escolas estaduais na segunda-feira, 18. E com uma novidade: a Secretaria Estadual da Educação determinou que as primeiras semanas de aulas serão ocupados por um programa de recuperação. “Este é um dos critérios adotados pelo governo para melhorar a educação no Estado”, destacou o governador José Serra, em visita à escola estadual Maria Zilda Gamba Natel, na capital. “Estamos fazendo essa reposição para homogeneizar, para fortalecer os estudantes”, completou.

Cerca de 5,5 milhões de alunos estão vivenciando a partir de hoje uma série de mudanças previstas para o ano letivo de 2008. A primeira delas está diretamente ligada aos cerca de 3,6 milhões de estudantes de 5ª a 8ª série e de Ensino Médio. Eles iniciam as aulas já com reforço em matemática e língua portuguesa. Durante os 42 dias iniciais de aula eles terão um programa de recuperação de aprendizado inédito no Brasil.

O novo projeto da Secretaria Estadual da Educação tem o objetivo de reforçar essas disciplinas, que são consideradas básicas para o aprendizado de qualquer outra. Os cerca de 3,6 milhões de alunos já receberão material didático para este período, o chamado Jornal do Aluno (um para cada aluno). Cerca de 100 mil revistas chegarão às mãos dos professores, que já foram capacitados para as aulas. “O material já chegou a todas as escolas do estado”, garantiu o governador em entrevista coletiva nesta manhã, em São Paulo.

“As competências de leitura, escrita e matemática são básicas para o futuro de qualquer estudante. É muito importante que reforcemos matemática e língua portuguesa, para que o aluno passe a ganhar conhecimento nas outras áreas”, diz a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro. As aulas das outras disciplinas ocorrerão normalmente, mas com enfoque em língua portuguesa e matemática – por isso os materiais (jornal e revista) especiais.

“O conceito chave desta recuperação é a interdisciplinaridade”, destacou a secretária. “O professor de história vai trabalhar leitura e interpretação de texto com, por exemplo, a proclamação da república. Os alunos estarão estudando história e também estarão desenvolvendo sua capacidade de leitura e interpretação”, ilustrou a secretária.

Materiais

Durante o período de recuperação os alunos vão utilizar material didático criado especificamente para estas aulas. Cada aluno terá o seu Jornal da Recuperação. Com quatro tipos, atenderá especificamente 5ª e 6ª séries, 7ª e 8ª, 1º ano do Ensino Médio e 2º e 3º ano. Os jornais serão guardados pela escola, na sala de aula, ao fim do dia e devolvidos no dia seguinte. Os professores receberão ainda a Revista do Professor, que orienta sobre como tratar os temas em sala de aula. São 10 títulos para o período de recuperação, separados por disciplinas (química, história, geografia etc.).

Mais novidade

Os professores estaduais terão outra novidade neste ano. Todos receberão Propostas Curriculares, a serem colocadas em prática nas salas de aula. Oferecem as bases para o ensino ao aluno. São 75 cadernos do professor e do gestor. “A partir daí, os professores terão liberdade para trabalhar dentro da sala. Vamos também disponibilizar exemplos de planos de aula, colhidos na própria rede. Seu uso ficará a critério dos professores”, relata Maria Helena.

Os professores terão uma base curricular comum para o ensino em sala de aula. Terão um referencial, o que até hoje não existia no Estado. Para cada aula, para cada bimestre, haverá uma indicação do que os alunos precisam aprender. Esta Proposta Curricular nasceu com a participação de toda a rede, com o envio de 2.500 idéias, analisadas e, em muitos casos, incorporadas ao documento.

Investimentos

Ao final da visita, o governador aproveitou para citar o volume de recursos aplicados pelo Estado na educação. “Vamos investir em reformas e novas escolas R$ 1 bilhão e 700 milhões até 2010, sendo que R$ 500 milhões já foram gastos no ano passado”, frisou o governador. Ele estava fazendo referência a um dos tópicos do programa “10 Metas para 2010”, lançado no ano passado. A expectativa para 2008 é investir R$ 557 milhões em obras, completou a secretária da educação. Outros R$ 200 milhões serão aplicados na aquisição de novos equipamentos e na manutenção dos já existentes.

Manoel Schlindwein com Secretaria Estadual da Educação

(I.P.)