Recuperação e guias melhoram dempenho dos alunos

Iniciativas contribuíram para o bom resultado do Idesp

qua, 18/03/2009 - 15h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Educação implantou, em 2008, uma série de ações para o avanço do desempenho dos alunos da rede pública. As iniciativas contribuíram para o bom resultado do Índice de Desempenho da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Foi implantada, no início do ano letivo, por exemplo, recuperação focada em língua portuguesa e matemática de 42 dias para os alunos de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. No Ensino Médio a Secretaria diversificou o currículo e reforçou o conteúdo, com novos materiais (guias de estudantes, por exemplo) e criou horários para aceleração.

Outra novidade foi a adoção do Projeto Intensivo de Ciclo (PIC) na Grande São Paulo, incluindo a capital. Os alunos da 3ª série do Ensino Fundamental que não obtiveram boas notas no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2007 foram encaminhados para salas específicas para o reforço dos conteúdos. Já na 4ª série, os alunos que ficaram retidos devido ao baixo desempenho, foram separados em turmas específicas: docentes capacitados trabalham as dificuldades de cada um. Todos os alunos do PIC recebem materiais didáticos específicos. A Secretaria da Educação está equipando estas salas com livros e materiais complementares.

Em 2008 também foi implantada a proposta curricular do Estado, que padroniza o que deve ser ensinado. Os guias curriculares para 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio orientam os professores sobre o trabalho a ser desenvolvido com os alunos: são 76 livros (Cadernos do Professor) para todas as disciplinas. Estão divididos por bimestre, com indicação clara dos conteúdos e das habilidades a serem desenvolvidas. Os livros são complementares aos materiais didáticos. Os professores continuam com autonomia para complementar a proposta e definir as melhores formas de ensinar.

Da Secretaria da Educação