Recuperação de matas ciliares ganha novo parceiro em SP

Secretaria Estadual de Meio Ambiente firma acordo com Instituto de Responsabilidade Social

ter, 21/08/2007 - 13h22 | Do Portal do Governo

A recuperação das matas ciliares de São Paulo tem um novo parceiro. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB, por intermédio do seu Instituto de Responsabilidade Social – IRES, e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) assinaram na segunda-feira, 20, protocolo de intenções visando o desenvolvimento de esforços conjuntos para a recuperação florestal do Estado.

O protocolo assinado pelo secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e pelo presidente e o coordenador do IRES, respectivamente Miguel Alberto Ignatios e Lívio Giosa, prevê que a SMA indicará aos interessados – ONGs ou empresas – , selecionados pelo Instituto, áreas públicas ou privadas disponiveis para recuperação ambiental. As empresas bancarão os custos de reflorestamento das matas ciliares da rede hidrográfica do Estado, que, quando recuperadas, serão denominadas “Bosques ADVB”.

O secretário Graziano destacou que iniciativas como a da ADVB contribuirão para que o Estado de São Paulo possa recuperar em menos tempo os 1,7 milhão de hectares de matas ciliares, meta proposta para ser efetivada até 2010, conforme o “Mata Ciliar”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. A revegetação das margens dos corpos d`água representará um acréscimo de 50% da área de vegetação nativa existente hoje no território paulista, que é de apenas 13,9% da cobertura original existente por ocasião da chegada dos primeiros colonizadores portugueses.

Graziano destacou, também, entre os 21 Projetos Estratégicos, o do “Lixo Mínimo”, que objetiva eliminar a destinação inadequada dos resíduos domésticos, ainda constatada em 143 municipios paulistas. O secretário não tem nenhuma dúvida de que, ao fim da atual administração, São Paulo dará um bom exemplo ao Brasil, que é o de não ter nenhum aterro de resíduos domiciliares inadequado.

Outro projeto que terá empenho da Secretaria do Meio Ambiente é o que visa a redução dos índices de lançamento de esgoto não tratado nos corpos d´água. Atualmente, 228 municipios tratam até 20% dos seus esgotos.

A melhora da qualidade do ar é outra meta a ser perseguida pela SMA. Para tanto, o Governo de São Paulo envidará esforços junto à Petrobras e à Agência Nacional de Petroleo – ANP, buscando a redução da presença de enxofre no óleo diesel consumido hoje no país.

Da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

(I.P.)