Recuperação da rede estadual terá material didático inédito

Pacote inclui primeira edição do jornal São Paulo Faz Escola e uma revista didática para os professores

qui, 20/12/2007 - 11h47 | Do Portal do Governo

A Secretaria Estadual da Educação está produzindo material didático especial para auxiliar os 3,6 milhões de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental (quinta à oitava-série) e médio que farão recuperação em 2008. O pacote inclui a primeira edição do jornal São Paulo Faz Escola e uma revista didática para os professores.  

A novidade pretende complementar o material didático usado ao longo do ano letivo de 2007. Ainda em fase de produção, o Jornal da Recuperação é dividido em cadernos e seções especiais. Inclui conteúdos com atividades de matemática e língua portuguesa e pretende melhorar a aprendizagem do aluno em todas as disciplinas. Será usado nas seis semanas iniciais do ano letivo de 2008, época da recuperação escolar.  

“A deficiência em matemática e português prejudica o aprendizado de outros conteúdos, como inglês, história, educação física, artes, ciência e geografia”, diz Maria Helena Guimarães de Castro, secretária estadual da Educação. “O formato do jornal facilita o aprendizado. Seu projeto gráfico é interativo, agradável e útil para consultas posteriores”, conclui. 

Revista para o professor 

Além do jornal, a secretaria entregará uma revista para os 160 mil professores participantes. O objetivo é orientá-los sobre como explorar com eficiência as atividades propostas aos alunos no jornal. Em paralelo, os docentes serão capacitados por intermédio da Rede do Saber – sistema de comunicação em tempo real que interliga as 90 diretorias de ensino da pasta.

“Estudo mostrou a viabilidade de termos este período de recuperação, sem prejuízos para a nova proposta curricular a ser implantada em 2008”, ressalta a professora Maria Inês Fini, coordenadora do projeto de recuperação. Segundo ela, este período intensivo servirá de aquecimento para a nova proposta curricular e está inteiramente integrado a ela, ressalta Maria Inês.  

Da Secretaria Estadual da Educação