Reconhecimento: Unicamp vence em duas categorias do Prêmio Bunge

A premiação será dia 25 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes

dom, 06/08/2006 - 15h02 | Do Portal do Governo

O professor Valdemiro Carlos Sgarbieri e a pós-doutoranda Roberta Ceriani, ambos da Faculdade de Engenharia de Alimentos, foram surpreendidos com os cumprimentos do reitor José Tadeu Jorge pela conquista dos prêmios Fundação Bunge e Juventude, antigo prêmio Moinho Santista. O reitor foi o mensageiro da boa notícia na sexta-feira (4), no salão nobre da Reitoria. “Não sabemos por que estamos aqui”, diziam enquanto aguardavam a chegada de Tadeu Jorge. A premiação será dia 25 de setembro, às 19h30, no Palácio dos Bandeirantes.

Sgarbieri, vencedor na categoria tecnologia de alimentos do Prêmio Bunge, teve seu trabalho de muitos anos reconhecido pela contribuição relevante ao desenvolvimento intelectual brasileiro. Pesquisador e orientador de várias pesquisas sobre as propriedades tecnológicas e fisiológicas (funcionais) das proteínas do soro de leite, ele confessa que é muito gratificante ser reconhecido pela comunidade científica depois de muitos anos de dedicação. Sua carreira de pesquisador começou no início da década de 1960, no Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia Agrícola, hoje Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). Na Unicamp, ele está desde 1971, quando resolveu dedicar-se à carreira acadêmica. “Apesar de não ter feito nenhuma fortuna, conseguir sobreviver dignamente, é uma demonstração de que muitas pessoas reconhecem meu trabalho”, revela.

Juventude – Roberta Ceriani foi indicada ao Prêmio Bunge Juventude pela coordenadoria de Graduação da FEA, onde cursou graduação, mestrado e doutorado. A tese de doutorado “Simulação computacional de processos de desodorização e desacidificação de óleos vegetais” foi responsável pela premiação. “Fiquei surpresa. É uma felicidade imensa. A expectativa e dar prosseguimento ao trabalho nesta área que gosto muito e conseguir me estabelecer em alguma instituição”, declara.

O projeto, segundo a pós-doutoranda, foi inovador no sentido de mostrar que é possível simular processos tradicionais para otimizar condições de processamento.

Bunge – O Prêmio Fundação Bunge é considerado um dos mais importantes e tradicionais estímulos à pesquisa e produção intelectual do País. Este ano serão agraciados profissionais das áreas de Tecnologia de Alimentos e Museologia. A entrega dos prêmios será em setembro, no Palácio dos Bandeirantes. Os escolhidos receberão medalhas de ouro e prata, diplomas em pergaminho e prêmio de R$ 30 mil para a categoria Juventude e R$ 70 mil para a categoria Vida e Obra. No ano passado, Pascoal José Giglio Pagliuso, professor do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp, foi o vencedor do Prêmio Fundação Bunge na área de Física, categoria Juventude.

Do Portal Unicamp