Recital inédito reúne harpistas em Tatuí neste domingo

Apresentação dos alunos de harpa do Conservatório de Tatuí contará com participação de duos, trios e quarteto

sex, 17/09/2010 - 17h30 | Do Portal do Governo

“Harpeando” é o nome do recital inédito que reunirá exclusivamente harpistas na noite deste domingo, 19, no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí. A apresentação, coordenada pela professora Talita Martins, acontecerá a partir das 20h30, com entrada franca.

A primeira parte do programa contará com apresentação das obras “Galaway Piper” (do folclore irlandês), “Russian Folk Song” (de Beethoven) e “Summertime” (de Gerswhin), entre outras, pelos alunos Luisa Caldera Herrera, Gabriele de Oliveira Nunes, Kauan Calaça Vieira, Eduarda Maria Papts Miranda e Styveen Azzola, além da professora Talita Martins. A segunda parte do concerto terá participação do “Harp Ensemble”, formado por Maini Faria Moreno, Styveen Azzola, Giovana Sanches Martins e Sarah Viana Lyall, que executam as obras “Eleanor and Marcia Duet”, “Traditional Bolivian Dance”, “Humoresque” e “La Ragazza”.

O Conservatório de Tatuí é uma das poucas instituições do País que oferece o curso de harpa, instrumento que, junto com a flauta, é um dos mais antigos de que se tem notícia. A harpa teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda. Fábulas épicas, poesias e trabalhos de arte mostram que as harpas existiam séculos antes de Cristo, na Babilônia e Mesopotâmia. Foram encontrados desenhos de harpas na tumba do Faraó Egípcio Ramsés III (1198-1166 a.C.), em esculturas da Grécia antiga e em cavernas do Iraque que datam desde 2900 a.C.

Durante o crescimento do islamismo, durante o século VIII, a harpa viajou do norte da África até a Espanha e rapidamente se espalhou pela Europa. Em torno de 1720 foi inventada a harpa com pedais, um desenvolvimento muito importante para o instrumento. Acredita-se que tenha sido inventada por Celestin Hochbrücker, tendo sido aperfeiçoada mais tarde pelo francês Érard em 1810.

Serviço
Harpeando – Recital de Harpas dos Alunos do Conservatório de Tatuí
Talita Martins, coordenação
Domingo, 19, às 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada franca
Informações: (15) 3205-8444 / www.conservatoriodetatui.org.br

Do Conservatório de Tatuí