Recém-inaugurada, Penitenciária Feminina de Pirajuí desativa três cadeias públicas

Nova unidade prisional dispõe de área de saúde específica para a mulher

sex, 20/07/2012 - 17h42 | Do Portal do Governo

 

O governo do Estado de São Paulo entregou recentemente a Penitenciária Feminina de Pirajuí, que conta com Ala de Progressão Penitenciária.

Dando continuidade a uma medida inédita – as demais unidades femininas do Estado são masculinas adaptadas – a Penitenciária de Pirajuí dispõe de área de saúde específica para a mulher, além de um setor destinado à amamentação. A unidade já será inaugurada com creche, biblioteca, pavilhão de trabalho, além de setores destinados à saúde e visita íntima.

Esta é a 3ª unidade feminina do plano de expansão de unidades prisionais, que respeitam as necessidades das mulheres, especialmente as ligadas à saúde. 

Com a entrega da penitenciária, o governo do estado desativou as cadeias públicas femininas de Bariri, Cafelândia e Herculândia, na região de Bauru. A desativação de todas as cadeias públicas do Estado é uma das metas da gestão do governador Geraldo Alckmin, que já deixou de utilizar 23 destas unidades – 16 em 2011 e sete em 2012.

Localização

A Penitenciária Feminina de Pirajuí localiza-se fora do perímetro urbano, a cerca de 3,13 Km do centro da cidade. O acesso à área será feito a partir do Km 01 da Estrada Vicinal João Pereira Martins – PRI- 010 (Pirajuí – Estiva) – Pirajuí/SP.

Do Portal do Governo do Estado