Recarregue suas baterias em São Francisco Xavier

Cidade é refúgio para quem quer fugir da agitação e badalação e deseja apenas curtir a natureza

sex, 26/02/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Se você quer passar um final de semana tranquilo, longe da agitação e badalação das grandes cidades e deseja apenas curtir a natureza, pode se refugiar no distrito de São Francisco Xavier, a 138 quilômetros da Capital paulista. Localizado no alto da Serra da Mantiqueira, a 720 metros de altitude, São Francisco Xavier fica entre Campos de Jordão e Monte Verde (MG), mas, ao contrário dessas duas cidades, ainda preserva o jeito pacato de uma pequena cidade do interior. A localização é mais do que privilegiada: está  rodeada por montanhas e cachoeiras – mais da metade do município fica numa área de preservação ambiental.

Ao fazer um passeio pelo centro da cidade, você logo perceberá que o ritmo de vida é totalmente diferente das metrópoles e ali o estresse não tem vez. A praça Cônego Antônio Manzi é o ponto de encontro dos moradores. O coreto, os bebedouros de água que vem direto da fonte e o jardim transmitem segurança para todos que querem apenas curtir o final de tarde.

Outro ponto que atrai muitos turistas é a igreja matriz, construída em 1914 originalmente em taipa de pilão. O local passou por uma reforma que concluída em 1951 – apenas a torre manteve a sua construção original.

Para quem quer adrenalina

Mas, engana-se quem pensa que São Francisco Xavier é só paz e calmaria. Ali os aventureiros de plantão vão encontrar seu paraíso e praticar diversos esportes de aventura como moutain bike, alpinismo, rapel, trekking e tirolesa só para citar alguns. Para quem gosta de pedalar, a dica é a Trilha da Revolução, com 25 metros de extensão e que leva até Monte Verde. No percurso, o ciclista poderá se deliciar na cachoeira das Couves e até passar por uma trincheira que foi usada na revolução de 1932. 

Outra trilha interessante é a Toca do Muriqui. O nome é faz menção ao maior macaco das Américas, que está ameaçado de extinção e só é encontrado nos remanescentes da Mata Atlântica do sudeste do Brasil. O muriqui, aliás, foi escolhido com símbolo da cidade. O percurso é de seis quilômetros e permite ao turista apreciar a paisagem e várias espécies da fauna e flora da região.

Com 2.082 metros de altitude, o Pico do Selado é indicado para os alpinistas. Do alto, é possível ter uma visão panorâmica da mineira Monte Verde. Para quem gosta de frio, o local é um ótimo passeio durante o inverno – a temperatura já chegou a atingir 12 graus negativos. Outros locais procurados pelos alpinistas são a Pedra Chapéu do Bispo, com 1.913 metros de altitude, e a Pedra Redonda, a 1.925 metros. Mas, se você nunca praticou esse esporte, cuidado! Antes de se aventurar por aí, procure um guia experiente. Além de garantir a sua segurança, você aproveitará melhor tudo o que a natureza oferece. A cidade ainda oferece duas rampas de vôo-livre e outros locais que permitem a prática do paraglider.

Caso você prefira se refrescar com um banho de cachoeira, uma das melhores opções é a Cachoeira Pedro David. Com 15 metros de altura e diversas quedas, possui boa infraestrutura para atender os turistas. A cachoeira mais alta é a Santa Bárbara, com queda d’água de 62 metros. Um lugar parasidíaco é a Pedra Pouso do Rochedo. A paisagem é belíssima, com águas cristalinas e límpidas que correm por entre as pedras, formando piscinas naturais e pequenas quedas. Outras que valem a pena conhecer são as cachoeiras da Gruta, que possui em seu centro uma formação rochosa que lembra realmente uma gruta, e do Buraco, que é alcançada por meio de uma trilha repleta de espécies nativas como castanheiras, cedros, ipês e pitangueiras, entre outras.

Festival literário

A calmaria de São Francisco Xavier dá lugar à agitação cultural durante o Festival da Mantiqueira. Promovida pela Secretaria da Cultura, o evento promove uma série de atividades como bate-bate-papos com escritores renomados, contação de histórias para crianças, oficinas e shows. Toda a programação é gratuita. Este ano, o festival, que chega a sua terceira edição, acontecerá entre os dias 28 e 30 de maio. A principal atração será o anúncio dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura – a maior premiação literária do País.

Criado para incentivar a produção e leitura, o prêmio distribuirá nesta edição R$ 400 mil para o Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante publicados em 2009, sendo R$ 200 mil para cada um. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de março. Para conhecer mais detalhes sobre como se inscrever, clique aqui.

Como chegar

Você tem duas opções para chegar a São Francisco Xavier. Partindo de São Paulo, pegue a via Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto e siga até o acesso SP 123 – Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro. Dali vá em direção a Santo Antônio do Pinhal, Monteiro Lobato e, em seguida, São Francisco Xavier. Outra opção é também seguir pela via Dutra ou Ayrton Senna/Carvalho Pinto e entrar em São José dos Campos. Depois, atravesse a ponte do Rio Paraíba e siga em direção a Monteiro Lobato e São Francisco Xavier.  

Antes de sair de casa, confira como está o trânsito nas estradas, acessando os sites da Secretaria Transportes (http://www.transportes.sp.gov.br) e do DER (http://www.der.sp.gov.br). Você poderá ver o fluxo graças às 33 câmeras espalhadas pelo Estado que transmitem imagens em tempo real.

Outras dicas de viagem

Confira outros destinos indicados pelo portal:

Santos

Brotas

Bananal

Eldorado

Ilhabela

Jaguariuna

Atibaia

Barra Bonita

São Roque

São Carlos

Itu

Taubaté

Holambra

Monte Alegre do Sul

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo