Recanto de descanso e cultura, Cunha envolve visitantes

Cercada por duas reservas florestais, cidade é famosa pelas peças em cerâmica

sex, 01/06/2012 - 18h20 | Do Portal do Governo

Distante a 235 quilômetros da capital paulista, Cunha é uma opção para quem quer uma viagem relaxante e ainda envolta em muita cultura. A cidade está localizada na divisa com o Rio de Janeiro e é cercada por duas reservas florestais (Bocaina e o parque Cunha-Indaiá). O que garante um amplo contato com a natureza e muito ar puro.

Logo que o turista chega ao município, encontra o portal que dá as boas vindas para que a viagem seja cheia de recordações. No centro de Cunha, é possível conferir várias construções históricas, um exemplo é a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Erguida em 1731, é um exemplo do barroco paulista e possui em seu interior altares e imagens talhadas em madeira. Outro ponto que atrai olhares é a Igreja do Rosário e São Benedito, aberta ao público apenas nos dias de festa.

Cunha possui várias cachoeiras que chamam a atenção e convidam para um banho. Para chegar a Cachoeira do Desterro, o visitante precisa enfrentar uma pequena trilha de 100 metros para poder se refrescar. Já a Cachoeira do Pimenta está localizada a 15 quilômetros do centro da cidade e possibilita em suas águas um momento de relaxamento.

Outro ponto que merece ser visitado é o Parque Estadual da Serra do Mar. O local oferece duas trilhas para caminhadas: a trilha do Rio Paraibúna (1.700 metros e autoguiada) e a trilha do Rio Bonito (com 7.600 metros, mas só pode ser feita com acompanhamento de um guia). O caminho acompanha o Rio Bonito e sua água, clara e límpida, que pode ser consumida.

Cultura

Cunha apresenta diversas manifestações culturais, um dos destaques é o artesanato. Uma tradição que é seguida até hoje é a “Arte das Paneleiras”, produzindo cerâmicas utilitárias, como panelas, potes e outros utensílios domésticos. Na Casa do Artesão, o turista encontra cerâmicas, esculturas, pinturas, trançados e bordados.

Durante os meses de abril e maio, Cunha realiza a Festa do Pinhão. O evento conta com produtos típicos, shows, exposições e até visitas a sítios de araucárias de onde se pode acompanhar o processo de colheita do pinhão.

Do Portal do Governo do Estado