Recadastramento dos servidores será anual

Entre as oito medidas anunciadas está também a criação de um banco de talentos

seg, 24/09/2007 - 19h45 | Do Portal do Governo

O secretário Sidney Beraldo anunciou nesta segunda-feira, dia 24 de setembro, medidas que serão implementadas na fase do pós-recadastramento, com o objetivo de planejar o perfil futuro da força de trabalho e das carreiras do Estado, expandir as políticas de valorização e capacitação do servidor público e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Além da criação de um banco de talentos do serviço público, os dados do recadastramento irão orientar a administração paulista na ampliação e disseminação das práticas de qualidade de vida no trabalho, nas ações contra o absenteísmo e na realização de futuros concursos públicos.

“Entender o perfil do funcionalismo possibilita planejar o futuro e definir quais são as atividades que o Estado deve realizar prioritariamente, segundo os interesses da sociedade. O Estado está assumindo novas funções, muitas delas indelegáveis, como as atividades de regulação, e para elas certamente necessita da criação de novos quadros, com novos perfis”, afirma o secretário. “Por outro lado, é possível hoje delegar, especialmente a implementação de serviços não exclusivos do Estado, a entes externos a ele. Essa é certamente uma maneira de contrabalançar o aumento advindo de novas funções. Utilizar novos processos de trabalho, especialmente utilizando a tecnologia da informação, também pode implicar em uma racionalização de postos de trabalhos desnecessários, para uma melhor alocação da força de trabalho”, acrescenta o secretário.

Entre as oito medidas anunciadas pelo Secretário Sidney Beraldo está a instituição do recadastramento anual dos servidores da ativa a partir de 2008 a ser feito pela internet ou por formulário próprio, obrigatoriamente na data de aniversário do servidor.Outra medida será a adoção de programas para dar a oportunidade aos servidores concluírem o ensino fundamental. O recadastramento apontou que 3,5% dos funcionários, a maioria deles entre 51 e 60 anos e alocados nas áreas meio, têm o ensino fundamental incompleto.

Veja abaixo todas as medidas pós-recadastramento:

1. Recadastramento Anual

Implementação do Recadastramento Anual dos servidores e empregados públicos civis e militares da ativa a partir de 2008, com objetivo de manter o cadastro atualizado e acessível de forma online. Será incluído no questionário campo sobre imóvel próprio.

2. Cadastro Único

Institucionalização do Cadastro Único dos servidores, estabelecendo a padronização das informações de todas as unidades de Recursos Humanos do Estado

3. Planejamento da força de trabalho

Proceder a análise da força de trabalho dos servidores para aprimorar a alocação e distribuição dos recursos humanos, visando atender principalmente as demandas das atividades fins.  Início de uma série histórica anual do recadastramento vai ajudar na análise do comportamento da nossa força de trabalho.

4. Cadastro de competências

Criação de cadastro de competências da administração pública para manter atualizado e disponível um registro de escolaridade dos servidores a fim de atender demandas dos órgãos do Estado.

5. Formação dos servidores

Planejamento a longo, médio e curto prazos de cursos de formação, capacitação, atualização profissional, requalificação e gerencial para governar melhor e atender melhor a população.

6. Qualificação dos servidores com fundamental incompleto

Promover amplo programa, em parceria com as universidades e órgãos educacionais, para dar oportunidade a todo servidor concluir o ensino fundamental.

7. Qualidade de vida no trabalho

Expandir as políticas de qualidade de vida no trabalho para valorizar o servidor, combater o absenteísmo e evitar doenças relacionadas ao desempenho de sua função.

8. Conta salário e Aposentadoria

Viabilização de cadastro para a implantação futura da conta salário. Dados vão dar suporte maior para estudo atuarial para fins de aposentadoria.

Da Secretaria Estadual de Gestão Pública

(S.M.)