Raio X identifica danos em sementes de feijão

Pesquisa da Esalq utiliza a análise de imagens de raio X para detectar danos e assim identificar as mais adequadas à semeadura

sex, 01/06/2007 - 21h15 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa que utiliza a análise de imagens de raios X para diagnosticar danos internos em sementes de feijão rendeu à equipe do professor Silvio Moure Cicero, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, o prêmio ISTA Seed Symposium Award 2007 no “28th International Seed Testing Association Congress”.

O trabalho utilizou a técnica de análise de imagens para identificar, em detalhes, danos mecânicos e outros causados por percevejos em sementes de feijão e seus reflexos na germinação, permitindo assim identificar as sementes mais adequadas à semeadura. O experimento foi realizado nos Laboratórios de Análise de Imagens e de Análise de Sementes (LPV), sendo conduzido com diferentes lotes de sementes de feijão do cultivar Pérola. As amostras foram submetidas a exames de raios X e ao teste de germinação para determinar as possíveis relações de causas e efeitos. A técnica

A análise de imagem se constitui numa importante técnica para a realização de trabalhos de pesquisa que necessitem fotografar ou radiografar sementes, plântulas, frutos, raízes e outros órgãos vegetais, para diversas avaliações e exames de estruturas externas e internas. De alto grau de precisão, a tecnologia além de eliminar erros de avaliações proporciona resultados precisos de maneira rápida e eficiente.

“A técnica permite fazer um diagnóstico rápido e preciso, em cerca de 10 minutos, ao contrário de outros testes, como o de tetrazólio, que demora 24 horas. A grande vantagem é que o método não é destrutível, permitindo comprovar, por meio de testes fisiológicos, os possíveis danos causados à germinação e ao vigor das sementes”, afirma Cicero.

“Ao interpretar as imagens de raios X, considerando-se a localização e a severidade dos danos nas sementes, com os resultados obtidos foi possível verificar a grande eficiência da análise de imagens na detecção dos danos destacados anteriormente”, explica Victor Augusto Forti, aluno de Engenharia Agronômica que participou da pesquisa.

Contando com mais de mil pesquisadores de 40 países, nesta edição do Congresso Internacional de Tecnologia de Sementes, que ocorreu entre os dias 7 e 9 de maio em Foz do Iguaçu, foram apresentados cerca de 400 trabalhos. Na ocasião, foi premiada a pesquisa da Esalq, denominada “Image analysis technique to evaluate mechanical and chinch-bugs damages in beans seeds”, cujo primeiro autor é aluno Victor Augusto Forti, que teve ainda a participação do docente orientador Cicero e da doutoranda em Fitotecnia Taís Leite Ferreira Pinto, todos bolsistas do CNPq.

Da Assessoria de Comunicação da Esalq

(R.A.)