Rádio e TV Cultura participam do encontro mundial de comunidades da internet

Encontro, que será realizado pela primeira vez no Brasil, acontece entre osi dias 11 e 17 deste mês na Bienal do Ibirapuera

sáb, 09/02/2008 - 18h13 | Do Portal do Governo

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, terá um estande de 138 m² na Campus Party, – o maior encontro de comunidades da internet do mundo -, que será realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 11 e 17 deste mês, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Ainiciativa está diretamente ligada à recente criação da FPA, o RadarCultura (www.radarcultura.com.br), ambiente colaborativo na internet que define a programação parcial da Rádio Cultura AM. O RadarCultura estará presente no evento, acompanhando os “campuseiros” e apresentando uma programação especial.

O espaço de 138 metros quadrados – o segundo maior do evento – contará com um estúdio de rádio, set de entrevistas, plasmas e computadores. Essa infra-estrutura permitirá uma cobertura totalmente interativa e simultânea do evento, num trabalho que integra todos os veículos da Fundação Padre Anchieta. Durante sete dias e sete noites, as equipes da TV e Rádio Cultura cobrirão os principais acontecimentos da Campus Party, destacando as novidades e curiosidades que envolvem computadores (hardwares e softwares), internet, astronomia, robótica, simulação e games.

Os programas da TV Cultura, Pé na Rua, Vitrine, Metrópolis, Repórter Eco e Jornal da Cultura, irão participar ativamente da cobertura do Campus Party. Além disso, o Roda Viva gravará, no dia 13 de fevereiro, uma entrevista com o escritor Steven Johnson, especialista em web, no estúdio da TV.

Especial

Outra novidade durante a programação será uma série especial dedicada ao evento: RadarCultura no Campus Party, dirigida por Ricardo Mucci e Vera Lucia Gomes Arguelho, com apresentação de Rodrigo Rodrigues e participação especial de Sabrina Parlatore (ambos do Vitrine) e João Vitor (do Pé na Rua). O programa, que irá ao ar pela TV Cultura, de segunda a sábado, das 20h às 20h30, reunirá os melhores momentos da cobertura. Um repórter abelha acompanhará os “campuseiros”, dando uma visão mais informal. Além disso, os participantes do evento estarão gravando depoimentos nos computadores do estande da Fundação, e os melhores serão exibidos na série.

A Rádio AM também terá uma importante participação no evento. Entre os dias 11 e 17, a emissora transmitirá 13 horas de programação diretamente da Campus Party –  entre as 11h e meia-noite. Os programas Seleção do Ouvinte, Todos os Sons e Bamba Jam irão interagir com os internautas que postarem seus comentários e pedidos de música no RadarCultura. Além disso, a partir das 14h, os apresentadores Caco Barboza, Kika Leoi, Tatiana Ferraz e Tereza Lima, junto com os produtores e jornalistas da Rádio, transmitirão oito horas seguidas de informações, reportagens, entrevistas e debates sobre os temas abordados durante o evento. Vale lembrar que os assuntos e músicas mais votados no RadarCultura também serão destacados na programação; e artistas e grupos brasileiros que tiveram suas músicas impulsionadas pela Internet serão entrevistados e terão suas músicas exibidas pela Rádio.

Da Fundação Padre Anchieta

(S.M.)