Radio e TV Cultura marcam presença no maior encontro de comunidades da Internet

Com o segundo maior estande da Campus Party, emissoras apresentam programação especial durante toda a semana

ter, 12/02/2008 - 16h43 | Do Portal do Governo

A Fundação Padre Anchieta, mantenedora da Rádio e TV Cultura, está com um estande de 138 m2 na Campus Party, – o maior encontro de comunidades da internet do mundo -, realizado pela primeira vez no Brasil, entre os dias 11 e 17 de fevereiro, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. A iniciativa está diretamente ligada à recente criação da FPA, o RadarCultura (www.radarcultura.com.br), ambiente colaborativo na internet que define a programação parcial da Rádio Cultura AM. O RadarCultura está presente no evento, acompanhando os “campuseiros” e apresentando uma programação especial.

O espaço de 138 metros quadrados – o segundo maior do evento – conta com um estúdio de rádio, set de entrevistas, plasmas e computadores. Essa infra-estrutura permite uma cobertura totalmente interativa e simultânea do evento, num trabalho que integra todos os veículos da Fundação Padre Anchieta. Durante sete dias e sete noites, as equipes da TV e Rádio Cultura cobrirão os principais acontecimentos da Campus Party, destacando as novidades e curiosidades que envolvem computadores (hardwares e softwares), internet, astronomia, robótica, simulação e games.

Os programas da TV Cultura, Pé na Rua, Vitrine, Metrópolis, Repórter Eco e Jornal da Cultura, participarão ativamente da cobertura do evento. Além disso, o Roda Viva gravará, no dia 13 de fevereiro, uma entrevista com o escritor Steven Johnson, especialista em web, no estúdio da TV.

Outra novidade durante a programação é uma série especial dedicada ao evento: RadarCultura na Campus Party, dirigida por Ricardo Mucci e Vera Lucia Gomes Arguelho, com apresentação de Rodrigo Rodrigues e participação especial de Sabrina Parlatore (ambos do Vitrine) e João Vitor (do Pé na Rua). O programa, que vai ao ar pela TV Cultura, de segunda a sábado, das 20h às 21h, reúne os melhores momentos da cobertura. Um repórter abelha acompanha os “campuseiros”, dando uma visão mais informal. Além disso, durante este período, os participantes do evento serão convidados a gravar depoimentos nos computadores do estande da Fundação, e os melhores serão exibidos na série.

A Rádio AM também tem uma importante participação no evento. Entre os dias 11 e 17, a emissora transmitirá 13 horas de programação diretamente da Campus Party –  entre as 11h e meia-noite. Os programas Seleção do Ouvinte, Todos os Sons e Bamba Jam irão interagir com os internautas que postarem seus comentários e pedidos de música no RadarCultura. Além disso, a partir das 14h, os apresentadores Caco Barboza, Kika Leoi, Tatiana Ferraz e Tereza Lima, junto com os produtores e jornalistas da Rádio, transmitirão oito horas seguidas de informações, reportagens, entrevistas e debates sobre os temas abordados durante o evento. Vale lembrar que os assuntos e músicas mais votados no RadarCultura também serão destacados na programação.

Artistas e grupos brasileiros que tiveram suas músicas impulsionadas pela Internet serão entrevistados, ao vivo, e terão suas canções veiculadas na emissora. Segunda-feira, às 16h, Quinteto em Branco e Preto e às 21h, é a vez de Ana Rezende, da banda Cansei de Ser Sexy. Terça-feira, às 16h, o músico e presidente da gravadora Trama, João Marcello Bôscoli fala sobre as novidades da indústria fonográfica na Internet; às 17h, Stereograma, com Leonardo, Mateus e Fabiano e às 21h, Holger. Na quarta-feira, às 16h, Leandro Jazz e às 21h, Casa di Caboclo. Quinta-feira, às 16h, Teatro Mágico e às 21h, Chico Corrêa. E para fechar, na sexta-feira, 16h, Trash Pour 4 e 21h, Dance of Days.

Confira a programação desta terça-feira, 12, no estande da Fundação Padre Anchieta: 

“RADARCULTURA NA CAMPUS PARTY” (estúdio da Rádio Cultura) 16h – Entrevista com João Marcello Bôscoli (músico e presidente da gravadora Trama);

  • 17h – Entrevista com a banda Stereograma, formada por Leonardo Mezzomo, Matheus Moresco e Fabiano Boschetti (grupo gaúcho vencedor do concurso Toshiba Planet Banda Antes 2007, da MTV);
  • 18h30 – Debate com o produtor Miranda e Ronaldo Lemos, da Creative Commons, que discutem sobre Direito Digital;
  • 21h – Banda Holger (grupo paulista de indiepop, formado por Pedro Longhi, Arthur Eller Britto, Bernado Rolla, Marcelo Alntenfer, Eduardo Haddad e Marcelo Vogelar).  

GRAVAÇÃO DOS PROGRAMAS DA TV CULTURA

  • 19h30 – Metrópolis, ao vivo, mostra como funciona o game de interação Kick Ass Kung e convoca o público para participar da experiência. O jogo desafia a gravidade e permite ao jogador lutar como um verdadeiro mestre de Kung Fu;
  • 20h às 21h – “RadarCultura na Campus Party”, ao vivo, apresentado por Sabrina Parlatore, Wandi Doratiotto, Rodrigo Rodrigues e João Victor, traz os melhores momentos do evento; além de matérias sobre a abertura; o lançamento do concurso Jogo Simão; e o Diário de Juliana, uma videomaker que mostra as curiosidades do dia-a-dia dos campuseiros;
  • 22h – Jornal da Cultura mostra, ao vivo, os robôs criados por alunos do  Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, em uma partida de futebol. 

Da Fundação Padre Anchieta

(I.P.)