RadarCultura completa um ano e vira notícia na mídia internacional

A britânica BBC fez uma reportagem especial sobre o programa da Cultura AM

qua, 14/01/2009 - 11h05 | Do Portal do Governo

Ao completar um ano no ar e com mais de 2 mil acessos por dia, o RadarCultura (www.radarcultura.com.br) transformou-se numa grande comunidade virtual. Hoje, é uma das principais iniciativas da Rádio e TV Cultura no universo das mídias digitais.

“O sucesso do projeto ganhou espaço na mídia internacional. Em outubro, uma equipe do BBC World Service Digital Planet, da BBC News, veio ao Brasil e gravou o programa conosco e com um dos idealizadores do projeto, André Avório, que mora em Londres,” comemora Gioconda Bordon, diretora de programação da Rádio Cultura AM e FM.

Em fevereiro haverá outra gravação com a rádio norte-americana CNN. “Recebi um e-mail de Cherise Fong, da CNN. Ela ouviu a reportagem na BBC e quer relatar a nossa experiência para o público norte-americano”, diz a executiva. Durante a entrevista com a BBC, Avório revela que se inspirou em sites como digg.com e last.fm para produzir o RadarCultura.

Com a nova ferramenta, parte da programação da Rádio Cultura AM é feita diretamente pelo público. Com ela, o ouvinte interage em tempo real entre si, com os apresentadores e com a equipe de produção. Ele pode, ainda, comentar a programação, enviar notícias e gravações musicais em podcasts (gravações em áudio, de todo tipo). O conteúdo em áudio é transmitido por antena – nos 1.200 KHz em São Paulo – e pela Internet para todo o planeta.

A principal característica do RadarCultura é que o conteúdo publicado ganha destaque a partir do voto dos usuários. Cada participação pode ser avaliada pela comunidade e as que produzirem maior repercussão aparecem nas capas. “A interferência do público vai muito além do voto. As pautas e programas que antes eram definidos pela equipe agora passam pelo crivo dos usuários. As propostas encaminhadas pela comunidade de participantes aparecem lado a lado com as feitas pelos produtores e têm as mesmas chances de se transformarem em programação,” explica Gioconda.

Para manter a interatividade, 15 mil títulos de músicas estão à disposição do ouvinte. Assim, num toque de apenas um clique a canção escolhida entra no playlist dos mais pedidos. Se por acaso não tiver a música que o internauta quiser, a equipe da Cultura AM irá buscar em seus arquivos. “Os pedidos variam: de músicas bem retrô (por exemplo, Barquinho, de Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal) a intérpretes jovens como Mallu Magalhães, fenômeno teen”, diz Tereza Lima, a Teca. A apresentadora está à frente do Radar desde o início e gostou da experiência. “Vi a comunidade crescer e a interatividade do ouvinte é o principal fator para o sucesso do programa. Roberta Landel e Rita Paz são duas ouvintes que estão conosco desde o início e são participantes ativas indicando playlist”.

Novo horário – Durante os primeiros meses de funcionamento, o RadarCultura foi ao ar das 20 às 22 horas. A emissora descobriu que o público prefere interagir à tarde. O novo horário é das 15 às 18 horas. “São três horas de programação de música popular brasileira e muita interatividade com o ouvinte”, salienta Teca.

Os maiores picos de audiência detectados pela emissora no Radar foram registrados durante a entrevista com Lênine, que lançou o seu álbum La Biata, e o programa do primeiro aniversário, quando ocorreu o encontro de Mallu Magalhães com Tom Zé.

Durante o programa, os internautas puderam interagir com Mallu e com o músico baiano Tom Zé, que também esteve na edição comemorativa. Ambos falaram sobre seus trabalhos, carreiras e experiências no universo musical e virtual.

A adolescente Mallu ganhou projeção nacional ao lançar suas músicas em seu MySpace. Rapidamente caiu no gosto da moçada e hoje é uma das cantoras de maior sucesso entre os jovens. Já o veterano Tom Zé é considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira. Participou do movimento Tropicália e se firmou como voz alternativa no cenário musical brasileiro. Recentemente lançou o álbum Estudando a Bossa.

Futuro – Gioconda diz que o RadarCultura tem muitos projetos para o futuro. “Queremos aumentar a nossa audiência e comunidade virtual nos próximos meses. Para isso, iremos participar novamente do Campus Party, maior evento de Internet e entretenimento eletrônico do mundo, que será realizado de 19 a 25 de janeiro, no Centro de Convenções Imigrantes, em São Paulo”, finaliza a executiva.

Maria Lúcia Zanelli – Da Agência Imprensa Oficial