Racionamento de energia: Procon-SP orienta consumidores pela Internet

nd

seg, 28/05/2001 - 13h46 | Do Portal do Governo

Os consumidores já podem encontrar na página da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, www.procon.sp.gov.br, informações detalhadas sobre o Programa Emergencial de Redução do Consumo de Energia Elétrica.

Em linguagem clara e utilizando exemplos de contas de energia elétrica, a cartilha eletrônica ensina o consumidor a fazer os cálculos do seu consumo médio, da meta a ser cumprida, bem como do acréscimo de tarifa (sobretarifa) e o cálculo do bônus (se houver).

Além disso, traz o nome e o telefone de acesso de todas as concessionárias de energia elétrica do estado de São Paulo e dos órgãos reguladores federal -ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, e estadual – CSPE, Comissão de Serviços Públicos de Energia.

Dicas importantes sobre economia de energia também são encontradas no texto, além da estimativa de consumo médio mensal, por uma hora de uso, de lâmpadas e dos principais aparelhos eletrodomésticos.

As informações ainda podem ser complementadas pelos links disponíveis no site, como por exemplo o da legislação que regula a questão do racionamento de energia, que estão sendo constantemente atualizadas.