Rabino Henry Sobel e cardiologista José Eduardo Sousa recebem a Ordem do Ipiranga

Medalha conferida pelo Governo de São Paulo é reservada para pessoas que prestaram serviços de relevância

seg, 26/05/2014 - 21h22 | Do Portal do Governo

O rabino Henry Sobel e o médico cardiologista José Eduardo de Sousa receberam neste segunda-feira, 26, a medalha Ordem do Ipiranga. A comenda foi entregue pelo governador Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. A homenagem é reservada para pessoas que prestaram serviços relevantes ao país.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

A ordem é a mais elevada honraria conferida pelo Estado de São Paulo. Teve inicio em 1969, com o governador Abreu Sodré. “A honraria é reservada aos cidadãos nacionais e estrangeiros que merecem a gratidão dos paulistas por seus méritos pessoas e pelos serviços de excepcional relevância prestados a São Paulo, o que é o caso dos agraciados nesta cerimônia, que vêm prestando um grande serviço não só aos paulistas mas também aos brasileiros,” afirmou o governador.

O rabino Henry Sobel, nascido nos Estados Unidos e radicado há mais de 40 anos no Brasil, é defensor dos direitos humanos e ajudou a denunciar a tortura praticada durante a ditadura militar. Além disso, foi presidente do Rabinato da Congregação Israelita Paulista até outubro de 2007 e estabeleceu uma ponte entre as religiões cristãs e o judaísmo, participando de inúmeros cultos e eventos ecumênicos. Sua atuação o levou a ser considerado uma das maiores lideranças religiosas do país.

O médico cardiologista José Eduardo Moraes Rego Sousa fez as primeiras cineangiocoronariografias no Brasil e é o criador da técnica de revestir, o stent, que é implantado na artéria coronária com um medicamento. Além disto, foi diretor do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia entre 1983 e 2004. É membro da Academia Brasileira de Medicina, livre-docente da Escola Paulista de Medicina e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A honraria possui os cinco graus clássicos das Ordens Honoríficas: Grã Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Do Portal do Governo do Estado

photonews