Quinta-feira é o último dia para tomar vacina contra sarampo

Expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é imunizar cerca de 130 mil crianças

qua, 04/04/2007 - 16h20 | Do Portal do Governo

Quinta-feira, 5, é a última chance para tomar vacina contra sarampo, rubéola e caxumba em campanha de reforço organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, para crianças de 1 a 6 anos.

A expectativa da Secretaria é que cerca de 130 mil crianças sejam imunizadas. Para isso, os 3.500 postos do Estado receberam 400 mil doses da vacina Tríplice Viral. A divulgação foi realizada por intermédio de 1 milhão de folhetos explicativos distribuídos nas escolas públicas paulistas, para os professores informarem os alunos e seus pais..

Hoje, a taxa de crianças nesta faixa etária que receberam a vacina no Estado é de 97,3%. O número está acima dos 95% recomendados pelo Ministério da Saúde.

Desde o ano 2000, São Paulo não registra caso de sarampo. Já os de rubéola vêm caindo. “Mesmo assim, queremos melhorar os índices”, garante o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A vacina Tríplice Viral é aplicada em duas doses: a primeira, no 1º ano de vida; a outra, dos 4 aos 6 anos. Os pais devem levar os filhos para tomarem a vacina em qualquer posto de saúde do Estado e as crianças que estiverem com outras vacinas em atraso podem aproveitar a ocasião para atualizar a caderneta.

“É uma grande oportunidade para atualizar toda a caderneta de vacinação. Os professores estão sendo informados pelo folhetos e contribuindo para que as crianças sejam levadas aos postos”, afirma Helena Sato, coordenadora de Imunização da Secretaria.

No site da Secretaria (www.saude.sp.gov.br) podem ser encontrados os folhetos que foram distribuídos em escolas públicas paulistas.

Da Secretaria de Saúde