Quilombo do Vale do Ribeira terá curso de Agroecologia

Centro de ensino vai ser construído em área onde vivem mais de 500 famílias

qua, 13/05/2009 - 8h00 | Do Portal do Governo

Os moradores do quilombo André Lopes, localizado no município de Eldorado, ganharão um Núcleo de Formação Profissional. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), a Secretaria de Desenvolvimento e o Centro Paula Souza.

O Núcleo de Formação Profissional será construído na área de 3,2 mil hectares do quilombo, e ficará próxima a uma escola estadual. Cerca de 500 famílias quilombolas vivem no entorno do local onde a obra será erguida.

Os quilombolas aprenderão, por meio do curso técnico em Agroecologia, conceitos relacionados aos recursos hídricos, solo, fauna, flora silvestre e controle biológico. O Núcleo de Formação Profissional entrará em operação a partir de janeiro de 2010 e terá turmas de 40 alunos, quatro salas de aula, quatro laboratórios e uma sala administrativa.

Técnico em agroecologia

O profissional da área realiza atividades de educação ambiental, gestão de propriedade agroeocológica, integração e organização social. Ele também pode atuar na certificação de produtos agroecológicos; na assessoria técnica a prefeituras, instituições de assistência técnica e extensão rural; em propriedades rurais, cooperativas e sindicatos rurais; e trabalhos de pesquisa voltados à agroecologia.

Do Itesp