Querô: “Meta é educar o olhar”

Os talentos descobertos para o filme Querô também estiveram presentes na exibição no Cine Sesc

qua, 27/06/2007 - 10h59 | Do Portal do Governo

Os talentos descobertos para o filme Querô também estiveram presentes na exibição no Cine Sesc. Emocionados, quatro jovens do elenco falaram ao público sobre a experiência. Maxwell Nascimento, escolhido para fazer o protagonista, contou que o filme mudou sua visão do mundo. “Em cada esquina que passo, sempre vejo um Querô”, afirmou. Segundo ele, quando fez o teste não imaginava que a realização tomaria proporção para uma discussão tão importante. “O projeto de fazer oficinas na Febem me mostra que está valendo muito a pena”, disse.

Com 18 anos, Maxwell, oriundo de família simples, mas estruturada, sonhava ser jogador de futebol, o que, diga-se, não o motivou a fazer teste para participar de um filme. Mas os ensaios o estimularam e resolveu seguir a carreira iniciada em Querô. “Gostei da área e hoje tenho o pensamento de abrir uma produtora com amigos, em Santos”, revela.

Nildo Ferreira, que vive o menino Mosca no longa, ficou sabendo dos testes por um cartaz que viu no bairro em que mora. Embora, assim como Maxwell, tivesse como sonho tornar-se jogador de futebol, resolveu tentar participar do filme. Diz que a experiência o marcou de forma definitiva. Agora, com 18 anos, trabalha numa produtora, pretende atuar em cinema, seja diante ou detrás das câmeras, e fazer faculdade de comunicação. Além disso, considera ter muito mais consciência a respeito do problema social dos jovens abandonados. “A gente convive com garotos que passaram por isso. É inevitável o caminho do crime para quem não tem apoio”, considera.

“Embora eu não tivesse como intenção a realização de um trabalho social, sabia que a participação de meninos de bairros carentes no filme marcaria a vida deles”, analisa o diretor Cortez. “Mas, não tem como não se envolver, a galera é especial”.

Cortez acredita que o filme cumpriu o papel de promover o debate sobre a situação de abandono da infância brasileira. “Temos de tentar fazer alguma coisa por esses jovens”, defende. Também se sente bastante animado com a possibilidade de transmitir aos internos da Casa o conhecimento adquirido em sua carreira.

“Ser agente multiplicador é o que há de melhor”, comemora. E conta que a meta nesse novo trabalho é educar o olhar dos alunos para que saibam dar valor a cada etapa de um filme – o roteiro, a fotografia, a interpretação, entre outros.

Filme Premiado – Querô, uma Reportagem Maldita ganhou prêmios em três festivais de cinema nacionais: No 39º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro faturou os de melhor ator, para Maxwell Nascimento, roteiro, direção de arte e som. No 14º de Cinema e Vídeo de Cuiabá, os de melhor filme, direção, ator, roteiro, direção de arte e produção. No 17º Cine Ceará-Festival Ibero Americano de Cinema, novamente melhor ator, além de melhor longa-metragem e edição. O filme estréia em circuito comercial no dia 10 de agosto, na cidade em que foi filmado, Santos. Também participam do elenco os atores Maria Luisa Mendonça, Ângela Leal e Aílton Graça.

Simone de Marco

Da Agência Imprensa Oficial