Quer relaxar? Conheça a Estância Hidromineral Águas de São Pedro

Cidade é ideial para aqueles que procuram por descanso e sossego, além de banhos com águas medicinais

sex, 25/02/2011 - 12h00 | Do Portal do Governo

Águas de São Pedro é o segundo menor município brasileiro em extensão territorial, fica localizado a 183 quilômetros da capital e é conhecido em todo o País por suas estâncias hidrominerais. Considerada cidade-saúde, é a única estância brasileira construída com a finalidade específica de ser um local de cura e lazer, garantias da qualidade de vida de seus habitantes e turistas. A cidade, que faz limite com o município de São Pedro, possui ainda diversos parques e áreas livres.

Ali não existe indústria e nem zona rural. A cidade tem sua economia voltada exclusivamente ao turismo. Aqueles que gostam de temperaturas amenas farão gosto em visitar Águas de São Pedro, que tem um verão ligeiramente quente, girando em torno de 28ºC e um inverno por volta dos 8ºC, com dias ensolarados e noites frescas. E como toda cidade que tem características medicinais, além das águas, a altitude ideal por lá, 470 metros acima do nível do mar, é indicada tanto pra hipertensos como para quem tem pressão baixa.

Arborismo

No Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, o visitante pode praticar o arborismo, atividade realizada em um circuito composto por 13 diferentes obstáculos montados próximos a copa das árvores à uma altura que varia entre 13 e 20 metros, além de uma tirolesa no meio do circuito. Para quem gosta de um pouco de aventura e quer aliviar ao estresse, essa prática reúne atividade física em um ambiente aberto ao ar livre, que juntos proporcionam o aumento da resistência física, lazer e redução do estresse.

Águas medicinais

Quem visita a cidade em busca de relaxamento, tratamento estético e cura através das águas medicinais, precisa conhecer o Balneário Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, que tem entrada franca. O banho principal é o de imersão com a Água da Juventude (água sulfurosa), realizado em banheiras individuais com box privativo, e dura de 15 a 20 min. Além do banho medicinal, há diversos banhos alternativos (relaxante, esfoliante, aromatizante, estimulante, terapeuticos, entre outros), que duram de 20 a 25 min. Para completar os tratamentos de saúde e bem estar, tem também sauna, massagens, estética e a degustação das águas está disponível a todos.

Caminho do Sol

O Caminho do Sol nasceu com o objetivo de oferecer aos amantes de caminhadas, um ambiente agradável, passando em sua quase totalidade, somente por áreas rurais, em busca de relaxamento e sossego. O Caminho do Sol, começa em Santana do Parnaíba, passando por Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itú, Indaiatuba, Salto, Elias Fausto, Capivari, Mombuca, Saltinho, Piracicaba, São Pedro, terminando em Águas de São Pedro. Com extensão aproximada de 240 km, os participantes tem a oportunidade de vivenciar a natureza, os campos e a raízes culturais e históricas da região.

Além disso, como em toda pequena cidade do interior, o turista não pode deixar de conhecer a Igreja Matriz Imaculada Conceição, que é o marco zero do Caminho do Sol e guarda em seu interior duas imagens de Santiago. Outro ponto turístico é o Grande Hotel São Pedro, considerado o marco inicial da cidade.

Do Portal do Governo do Estado