Que tal conhecer os novos moradores do Zoo de SP neste domingo?

Filhotes de casais de mico-leões, ameaçados de extinção, são a nova atração da Fundação, que é ótima opção de passeio e educação ambiental

dom, 11/10/2015 - 11h15 | Do Portal do Governo

O Zoológico de São Paulo está em festa. Duas espécies de primatas ameaçadas de extinção e endêmicos da Mata Atlântica, o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus) e o mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia), comemoram o nascimento de seus filhotes.

Primatas nativos são amparados por comissão de proteção estadual

Casal de mico mico-leão-preto
Eles já vivem juntos desde 2010 e já geraram 17 filhotes. O último nascimento foi comemorado no Zoo no dia 30 de agosto. A fêmea Kinha deu à luz mais dois filhotes, que ainda estão sendo amamentados e recebem cuidado intenso do pai Calixto e dos irmãos mais velhos.

Casal de mico-leão-dourado
Carmem e Turco tiveram sua terceira cria no dia 2 de outubro com nascimento de três filhotes.

Infelizmente, apenas um sobreviveu, pois o nascimento de trigêmeos é uma condição delicada para a espécie e com alta mortalidade dos filhotes, apesar de todos os cuidados e atenção reservada pela equipe técnica do Zoo.

O filhote apresenta coloração um pouco mais clara que a dos adultos, faixa preta na cabeça, e pode ser visto interagindo com a família na exposição do parque.

Sobre o Zoo
Contando com a Fazenda em Araçoiaba da Serra e o anexo conhecido como Simba Safari, o Zoo SP abriga mais de três mil espécies de animais no plantel, entre aves, répteis, mamíferos, anfíbios e invertebrados, sendo 500 espécies (veja VÍDEO ao lado).

Cada um com estilo de vida diferente, costumes, alimentação e comportamentos, o que torna a ida ao lugar um passeio educacional e totalmente interativo. Adultos e crianças podem aprender, e muito, com essa experiência.

Ciência e Pesquisa
Para cuidar dessa extensa fauna, só no Departamento de Pesquisas Aplicadas são mais de 145 projetos realizados em parcerias com outros institutos que visam a conservação das espécies e do meio ambiente.

Educação ambiental
Além disso, diariamente são realizadas apresentações didáticas com diferentes espécies de animais em cenários que representam seus habitats naturais. É possível, inclusive, realizarvisitas monitoradas com roteiros distintos, adequados à faixa etária e às perspectivas dos visitantes.

Informações gerais
Desde a fundação, em 1958, já passaram pelas dependências do Parque Zoológico pelo menos 85 milhões de pessoas. As instalações têm uma área total de 824.529 m² de Mata Atlântica, que ainda abriga animais nativos – complementando, assim, a variedade de espécies. Ainda há nascentes do riacho Ipiranga e uma rica flora.

SERVIÇO
Parque Zoológico de São Paulo
Avenida Miguel Stéfano, 4241, Água Funda, São Paulo 
(11) 5073-0811 
Preço: 30,50 (adultos) e R$ 15,50 (de 6 até 12 anos). Menores de 5 anos não pagam.
Estacionamento para ônibus e veículos de passeio: em frente a Bilheteria Principal
Aos que forem de transporte público, há um transfer com valor integrado (Bilhete do ônibus + ingresso) com partidas e regressos do Metrô Jabaquara
Site do Zoo de SP

Do Portal do Governo do Estado