Quatro municípios vão receber condomínios para terceira idade

Novos conjuntos oferecem moradia digna para idosos de baixa renda

qui, 22/10/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) vai construir condomínios do Programa Vila Dignidade nos municípios de Caraguatatuba, Itapeva, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Implantado pelo Governo do Estado, o programa garante moradia digna e apoio social a idosos de baixa renda. 

Em Caraguatatuba, o condomínio terá 20 casas, em Itapeva e Ribeirão Preto serão construídos 18 imóveis em cada uma das cidades. A Vila Dignidade de São José do Rio Preto terá 14 casas.

Os imóveis terão sala conjugada à cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta. Além disso, itens de segurança e acessibilidade fazem parte do projeto como barras de apoio, louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos para permitir trânsito de cadeiras de rodas, campainhas luminosas, rampas e pisos antiderrapantes. 

Para participar do Programa Vila Dignidade, a pessoa precisa ter 60 anos ou mais e ser inscrito no conselho municipal do idoso do município. Precisa ser independente para a realização das tarefas diárias, ter renda mensal de até  dois salários mínimos, ser só ou não possuir vínculos familiares sólidos e morar a pelo menos dois anos na cidade. 

Da CDHU