Quatro escolas indígenas são inauguradas no Vale do Ribeira

Ensino é intercultural e bilíngue; docentes utilizam em sala de aula um material de apoio produzido pelo Magistério Intercultural Superior Indígena da USP

sex, 15/01/2016 - 16h01 | Do Portal do Governo

Quatro novas escolas indígenas serão inauguradas nesta sexta-feira (15) e sábado (16) nos municípios de Miracatu e Iguape, no Vale do Ribeira. As unidades beneficiam mais de 60 crianças e jovens da região.

Na educação escolar indígena, o ensino é intercultural e bilíngue e os alunos têm acesso a todas as disciplinas do currículo escolar. Parte das aulas, porém, são abordadas a partir de aspectos socioculturais e são ministradas por professores das próprias aldeias.

Além disso, os docentes utilizam em sala de aula um material de apoio produzido pelo Magistério Intercultural Superior Indígena da USP (Universidade de São Paulo). Todo o conteúdo é apresentado no idioma materno e na língua portuguesa. Na rede paulista são 40 escolas na capital, litoral norte, Baixada Santista, Penápolis, Bauru, Itararé e Tupã.

As unidades também oferecem salas de aula, secretaria, banheiros e espaço para alimentação.

No ano passado, mais de 1,7 mil estudantes das etnias Guarani, Tupi-guarani, Terena, Kaingang e Krenak estavam matriculados na rede estadual. 

O investimento nas novas quatro escolas foi aproximadamente de R$ 3,3 milhões.

Contratação de professores
O ano letivo tem mais novidades para essas comunidades. A partir de agora, os professores poderão ter os contratos prorrogados por três anos, dois a mais do que ocorreria antes da nova legislação em vigor desde o fim de 2015. Além disso, para os professores indígenas o período obrigatório de afastamento pula de 180 para 30 dias. O mecanismo garante a continuidade do calendário escolar sem prejuízo aos alunos do Ensino FundamentalEnsino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

Do Portal do Governo do Estado