Quatro cidades ganharão cursos técnicos gratuitos em 2010

No total, serão abertas 200 vagas em cursos do Centro Paula Souza

dom, 27/12/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, assina nesta segunda-feira, 28, uma série de convênios para criação de cursos técnicos gratuitos do Centro Paula Souza nos municípios de Pindorama, Ariranha, Elisiário e Ibirá. No total, serão abertas 200 novas vagas em cursos profissionalizantes nos quatro municípios da região de São José do Rio Preto.

Pindorama

A primeira parceria será assinada em Pindorama, durante solenidade na Câmara Municipal. A classe descentralizada será implantada na Escola Municipal Ermelinda Carneiro Pinto Attabi. A escola vai oferecer o curso técnico de Agente Comunitário de Saúde (40 vagas à noite) a partir do primeiro semestre de 2010. As inscrições poderão ser feitas até dia 30 de dezembro na sede da diretoria geral de educação do município. O exame do vestibulinho está previsto para o dia 11 de janeiro de 2010.

Ariranha

Em seguida, o secretário estará em Ariranha, onde assina, às 12 horas, no Teatro Municipal Lizia Pozzeti Lopes, convênio com o prefeito Joamir Roberto Barboza. A classe descentralizada de Ariranha será implantada na Escola Municipal Dircília de Carvalho Pereira Gutierrez – Rua João Colombo 627, no conjunto habitacional João Lázaro Colombo. A unidade vai oferecer 40 vagas para o curso técnico gratuito de Administração, no período noturno, a partir do primeiro semestre de 2010.

Elisiário

A partir do primeiro semestre de 2010, a classe descentralizada de Elisiário vai oferecer 40 vagas para o curso técnico de Informática no período noturno. A unidade funcionará na Escola Municipal Regina Tereza Aparecida Fazazzi.

Ibirá

Em Ibirá, a classe descentralizada de Ibirá vai oferecer 80 vagas distribuídas entre os cursos técnicos gratuitos de Administração e Turismo Receptivo no período noturno A partir do primeiro semestre de 2010 a classe funcionará na Escola Municipal Perciliano José Bueno.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Desenvolvimento, o Centro Paula Souza administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em mais de 170 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 150 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação em Tecnologia ultrapassa 35 mil.

De acordo com o último levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza – divulgado em dezembro de 2009 – 73,7% dos técnicos formados pelas Etecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram, ainda, que 87,7% têm vinculo formal de trabalho e ganham, em média, 2,2 salários mínimos – o que representou um aumento de 22,2% em relação ao balanço do período anterior.

O setor da indústria, segundo o estudo, é o que mais emprega (24,7%), seguido por serviços (18,8%), comércio (13,9%), saúde (10%), informática (7,8%), educação (5,9%), construção civil (5%) e agropecuária (3,8%). Os 10% restantes estão empregados em outras áreas. As empresas que mais contratam são as grandes corporações, com 30,2% da força de trabalho, seguidas pelas médias empresas, com 20,5%.

Da Secretaria de Desenvolvimento