Quase 680 mil crianças já atualizaram caderneta de vacinação

Campanha teve início no último sábado; quase 72% das crianças já estavam com a carteira de vacinação em dia

seg, 26/08/2013 - 20h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde divulgou balanço da campanha de atualização da caderneta de vacinas de crianças com até cinco anos. Desde o último sábado, 24, 679.252 mil crianças foram levadas aos postos de saúde para serem vacinadas.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O balanço foi atualizado de acordo com as informações passadas pelos 645 municípios do Estado nesta segunda-feira, 26, até as 11h. Das crianças levadas aos postos, 71,8% estavam com seus esquemas de vacinação regularizados e não precisaram ser imunizadas.

A campanha, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de 2,8 milhões de crianças menores de cinco anos, termina na próxima sexta-feira, 30 de agosto. Até agora, já foram aplicadas, em 190.883 crianças, 236.459 doses de vacinas.

As vacinas aplicadas protegem contra 15 tipos de doença, como paralisia infantil, gripe, febre amarela, rotavírus e meningites, além da pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

As crianças devem ser levadas aos postos pelos pais ou responsáveis, com a caderneta de vacinação, documento que comprova quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes. Se tiverem perdido a caderneta, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto onde os filhos foram vacinados anteriormente para consultar a ficha de registro.

A campanha acontece em parceria com as prefeituras, e foram mobilizados 38,3 mil profissionais da saúde. O objetivo é conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança.

Do Portal do Governo do Estado