Quase 30% dos pacientes oftalmológicos usam receitas caseiras para se curar

Levantamento feito entre os casos de emergência do HC aponta que uso de “receita da vovó” independe de sexo, idade ou classe social

ter, 13/11/2007 - 16h39 | Do Portal do Governo

Pesquisa realizada pela Clínica de Oftalmologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligada à Secretaria de Estado da Saúde, revelou que 29,4% dos pacientes que procuram atendimento de emergência no hospital utilizam, como primeira conduta, receitas caseiras para a cura de doenças oftalmológicas como conjuntivite, terçóis e  traumas graves. A pesquisa envolveu 561 pacientes e foi realizada em 2006.

A conclusão da pesquisa demonstra que a automedicação é uma prática generalizada entre os pacientes, independentemente do nível de escolaridade, idade, sexo e gravidade do quadro clínico.

Dentre os produtos utilizados pelos pacientes está a água de torneira com sal ou com açúcar, água benta, ervas (como alecrim e arruda), xampu, complexos com chás e gelo, leite materno e até mesmo urina. O uso do soro fisiológico e da água boricada sem prescrição médica  também foi citado pela grande maioria dos pacientes.

Segundo os oftalmologistas, o uso de produtos caseiros e de remédios industrializados sem orientação médica pode contribuir para a piora do quadro clínico e prognóstico do tratamento.

A prática do uso do chá ou água de torneira com sal ou açúcar, por exemplo,  facilita a infecção dos olhos por fungos, bactérias ou parasitas que podem causar  úlceras de córnea com danos oculares irreversíveis e até mesmo a cegueira.

O soro e a água boricada, apesar de serem considerados pela população como produtos neutros, têm contra-indicações. Isso porque a manipulação inadequada e a demora no consumo propiciam a proliferação de microorganismos.

“É muito importante que as pessoas não se automediquem, mas que procurem um serviço especializado que poderá indicar o melhor tratamento, evitando problemas futuros”, afirma  Regina Souza, pedagoga autora da pesquisa e especialista na reabilitação de deficientes visuais.

Do Hospital das Clínicas / Secretaria Estadual de Saúde

(C.C.)