Quarta-feira é o último dia para fazer a matrícula antecipada

Cerca de 350 mil já se cadastraram e irão ingressar na rede pública de ensino

ter, 29/09/2009 - 17h30 | Do Portal do Governo

A primeira etapa da matrícula antecipada realizada pela Secretaria da Educação em parceria com os 645 municípios paulistas termina nesta quarta-feira, 30. Até o momento, cerca de 350 mil crianças e adolescentes já se cadastraram para garantir, com antecedência, uma vaga em escolas públicas em 2010. 

A matrícula antecipada é destinada a crianças e jovens que estão fora da rede pública de ensino e desejam ingressar no Ensino Fundamental ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aqueles que em 2009 já estudam em escolas públicas não precisam participar do processo. 

Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis devem procurar qualquer unidade estadual ou municipal, levando um comprovante de residência. É recomendada a apresentação da certidão de nascimento ou do RG da criança. 

Entre outubro e novembro, a pasta e os municípios irão planejar o atendimento para o ano letivo de 2010 e as matrículas serão efetivadas. Os alunos que já estudam na rede pública receberão a informação sobre a escola de destino na própria unidade que frequentam. Para os demais estudantes, a Secretaria da Educação vai enviar correspondência informando a escola em que foi matriculado. 

Planejamento 

A matrícula antecipada é uma importante ferramenta de planejamento da Secretaria da Educação. Por meio de um sistema, é possível organizar o atendimento aos alunos ingressantes, garantindo que sejam encaminhados à escola mais próxima de sua casa. 

Aqueles que perderem o prazo desta primeira etapa ainda poderão se matricular procurando as unidades da rede pública de ensino, mas não terão a garantia de que serão encaminhados para unidade de preferência. 

Da Secretaria da Educação