Qualificação Profissional beneficia 180 mil em SP

O governador e o secretário conversaram com os alunos e tiraram fotos

seg, 09/02/2009 - 17h22 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o secretário de Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, visitaram nesta segunda-feira, 9, alunos dos cursos oferecidos pelo Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), no Senac Penha, uma das entidades vinculadas ao programa.

Na unidade, são ministrados cursos de jardinagem e paisagismo, segurança de condomínio e de formação em assistente administrativo. Tanto o governador como o secretário, conversaram com os alunos, tiraram fotos com as turmas e conheceram os métodos de aula online.

Para este ano, serão mais 60 mil vagas de qualificação profissional. As instituições parceiras – SENAI, SENAC, ETEC e CEFET – já qualificaram 26 mil pessoas.  Até 2010 serão 180 mil qualificados. “Esta é uma contribuição que nós estamos dando à batalha contra o desemprego, que é a melhor qualificação. O aprimoramento da mão de obra, basicamente na área de serviços, e que hoje em dia a gente verifica, tem muita coisa para ser ensinada, muita coisa para ser passada”, afirmou o governador.

Para a bacharel em química, Sonia Maria dos Santos Souza Rosa, de 50 anos, o curso Jardinagem e Paisagismo é um impulso para novas idéias. “É muito importante pra mim e para outras pessoas na sala, pois estávamos ociosas e com a autoestima lá embaixo. Além do curso, aprendemos a preparar um currículo, a maneira correta de se vestir e de se comportar em uma entrevista”, afirma.

O Programa Estadual de Qualificação Profissional envolve cursos nas áreas de construção civil, jardinagem, alimentação, secretariado, vendas, administração, atendimento ao cliente, entre outras.

“O que nós fizemos foi realizar o sonho de todo profissional que é de ter oportunidade de estudar em instituições respeitadas” ressaltou o Secretário Afif Domingos.

O programa

O Programa Estadual de Qualificação (PEQ) oferece cursos gratuitos em todo o Estado com o objetivo de preparar e capacitar o trabalhador para as novas exigências do mercado de trabalho.

Trabalhadores de 30 a 59 anos desempregados ou em vias de perder o emprego, pequenos e micro produtores e trabalhadores autônomos podem se inscrever no programa.

As inscrições são feitas nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador). É necessário apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Em seguida, o cidadão é encaminhado para a matrícula na instituição de ensino. Nos municípios em que não há PAT, os interessados podem se dirigir diretamente aos locais dos cursos.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho