Qualidade: IPT e Sociedade Brasileira de Metrologia assinam acordo que estimula competitividade indu

nd

ter, 17/04/2001 - 10h29 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 17, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, por meio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), assina um Termo de Cooperação com a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) para desenvolver a metrologia (conhecimento dos pesos e medidas e dos sistemas de unidade) e fortalecer a infra-estrutura laboratorial no País.

O acordo é um importante passo para a metrologia nacional. Ele prevê a realização de estudos e diagnósticos conjuntos, além da organização de eventos nacionais e internacionais. As duas instituições deverão ainda produzir literatura técnica, disseminar informação tecnológica e elaborar programas de treinamento e capacitação.

A aposta na qualidade de produtos e serviços é um investimento com retorno garantido na forma de conquista e consolidação de mercados, aumento de exportações e melhores níveis de renda. Para isso, um sistema metrológico eficaz é ferramenta estratégica para o Brasil na era dos mercados sem fronteiras. Constitui-se a base da competitividade para o setor produtivo. Assegura confiabilidade aos produtos ‘Made in Brasil’ e esta condição traduz-se em qualidade de vida para a população.

A cerimônia de assinatura será a partir das 15 horas na Sala do Conselho do IPT, em São Paulo. Estarão presentes o diretor superintendente do Instituto, Plínio Assmann; e o presidente da SBM, Maurício Nogueira Frota.

Data: Terça-feira, dia 17 de abril de 2001
Horário: das 15 às 17 horas
Local: Sala do Conselho do Instituto – Avenida Professor Almeida Prado, nº 532, Prédio 53, Cidade Universitária – Zona Oeste – São Paulo-SP