Qualidade do leite poderá ser consultada na Internet

O objetivo é alertar o consumidor sobre possíveis problemas

ter, 10/06/2008 - 8h24 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde começou a preparar este mês um banco de dados inédito para que consumidores acompanhem a qualidade do leite, líquido ou em pó, vendido no Estado de São Paulo. A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entidades de defesa do consumidor.

Agora, com o site a ser lançado no segundo semestre, qualquer cidadão terá acesso, gratuitamente, a informações relativas às inspeções realizadas pelo Centro de Vigilância Sanitária (CVS) nas diferentes marcas de leite comercializadas. Estarão disponíveis os resultados das análises de qualidade feitas pelo Instituto Adolfo Lutz, as penas aplicadas em caso de irregularidade e os lotes interditados ou inutilizados, além de orientações para consumo e armazenagem.

Informações sobre vistorias realizadas pelo Ministério e Secretaria de Agricultura e Abastecimento junto às cooperativas de leite e na indústria também serão divulgadas. O objetivo é alertar o consumidor sobre possíveis problemas, como contaminações ou alterações na qualidade do leite.

O monitoramento da qualidade do produto comercializado no Estado de São Paulo é feito desde 1999, em parceria com os municípios. A vigilância sanitária se concentra na fiscalização do leite recolhido nos pontos-de-venda, como supermercados, padarias e lojas de conveniência; e os resultados são publicados no Diário Oficial do Estado. A intenção, com o novo portal, é criar um canal de consultas rápido e de fácil acesso para os consumidores.

“Trata-se de iniciativa inédita no Brasil. O leite é um alimento universal, consumido desde a infância. É fundamental que as pessoas tenham conhecimento sobre a qualidade da marca que estão comprando”, afirma a diretora do CVS, Maria Cristina Megid.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)