Qualidade das praias está melhor, constata Cetesb

Percentual de praias paulistas próprias o ano todo passou de 23% para 34%

dom, 16/12/2012 - 10h11 | Do Portal do Governo

A qualidade das praias paulistas está melhor este ano em relação a 2011, segundo aponta relatório de balneabilidade da Cetesb. A porcentagem de praias com água própria para banho passou de 23% para 34%. Houve aumento de praias ótimas de 3% para 11% e redução das péssimas de 14% para 6%.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

As praias de Ubatuba e Caraguatatuba estão com bandeiras verdes (própria para banho). Em São Sebastião e Ilhabela houve aumento em praias próprias para banho (de 36% para 51%). As ótimas saltaram de 5% para 18%, e as regulares caíram de 17% para 9%. Estão com bandeira vermelha (imprópria) três praias de Ilhabela (Armação, Itaguanduba e Portinho) e duas de São Sebastião (Prainha e São Francisco).

Seis municípios da Baixada Santista tiveram melhora nas condições das águas, em especial Bertioga, Santos e Praia Grande. Na região, as praias próprias passaram de 6% para 10%, e as péssimas caíram de 28% para 13%. Itanhaém, Peruíbe e Guarujá registram piora da qualidade das praias.

A Cetesb atribui a melhora na qualidade a investimento em saneamento, como o programa Onda Limpa da Sabesp, que visa a despoluição das águas, construção de estações de tratamento de esgotos e de redes coletoras. Os dados antecipam a divulgação do relatório anual de qualidade, oficialmente apresentado em março pela agência ambiental.

Do Portal do Governo do Estado