Quadro clínico de Covas melhora a cada dia

Governador faz caminhadas mais extensas, dorme e se alimenta bem

ter, 28/11/2000 - 19h35 | Do Portal do Governo


Governador faz caminhadas mais extensas, dorme e se alimenta bem

Continua evoluindo muito bem o quadro clínico do governador Mário Covas, que se recupera de uma cirurgia realizada há uma semana para a retirada de dois tumores recidivos localizados na região do abdômen. Nesta terça-feira, dia 27, Covas trabalhou um pouco – leu parte do relatório de obras que lhe foi entregue na última quinta-feira e recebeu o fluxo de caixa, que traz a arrecadação diária do ICMS. Andou bastante pelos corredores do sexto andar do Instituto do Coração e dedicou parte do dia ao lazer, acompanhando pela TV a partida de Alex Corretja e Marat Safin pela Master Cup de Tênis que acontece em Portugal. Viu ainda várias fotografias dos visitantes que têm deixado suas mensagens de solidariedade no gabinete avançado instalado no andar térreo do hospital.

De acordo com o boletim médico divulgado ao meio dia pela Assessoria de Imprensa do Incor, o paciente manteve todos os parâmetros cardíacos, respiratórios e hemodinâmicos normais. A distensão adbominal e a congestão pulmonar, observadas no último domingo, estão em franca regressão. Com isso, Covas voltou a dormir bem pela segunda noite consecutiva e foi restabelecida uma dieta com um volume maior de ingredientes sólidos, incluindo alimentos ricos em proteína e ferro.

A dieta de hoje foi reforçada. Pela manhã, pão francês com queijo fundido, gelatina e pêra. No almoço, caldo de carne, macarrão ao alho e óleo e filé mignon ao molho de tomate. No lanche da tarde, voltou a comer pão e queijo, acompanhados por chá mate gelado, e, no jantar, uma sopa creme de mandioquinha, arroz, peixe grelhado e purê de batatas.

“Ele está evoluindo muito bem e deixará o hospital quando estiver bom”, disse o urologista Sami Arap, médico da equipe que assiste Covas, ao reafirmar que prefere não fazer previsão para a alta hospitalar.

No período da tarde, o sindicalista Paulo Pereira da Silva, da Força Sindical, deixou sua mensagem de estímulo e pronto restabelecimento para o governador, depositando-a na urna instalada no gabinete avançado montado no Incor. “Viemos trazer nossa mensagem para que o governador se recupere rapidamente e possa nos ajudar na luta pelo Brasil”, disse.