Quadro clínico de Covas evolui bem no quinto dia de pós-operatório

Arritmia cardíaca observada ontem foi controlada e não preocupa cardiologistas

dom, 26/11/2000 - 13h35 | Do Portal do Governo


Arritmia cardíaca observada ontem foi controlada e não preocupa cardiologistas

O quadro clínico do governador Mário Covas continua evoluindo satisfatoriamente, de acordo com o boletim médico divulgado ao meio dia deste domingo, dia 26, pela Assessoria de Imprensa do Incor. O gastroenterologista Raul Cutait, cirurgião do aparelho digestivo que integra a equipe que assiste o governador, disse que a recuperação do paciente está dentro do ‘quadro desejável para o quinto dia de pós-operatório’. Na última terça-feira, dia 21, Covas foi submetido a uma cirurgia que durou sete horas para a retirada de dois tumores localizados na região abdominal.

Covas não tem dormido bem. Depois de uma boa noite de sono – entre sexta e sábado, voltou a dormir mal ontem. Teve novamente uma discreta arritmia cardíaca que, segundo Cutait, é uma intercorrência comum em pós-cirúrgicos de grande porte e facilmente controlável. ‘Eu não sou cardiologista, mas os cardiologistas não estão preocupados com isso’, disse.

Quanto à possibilidade de antecipação da alta hospitalar para a quarta-feira que vem, Cutait disse que isso pode até ocorrer, mas que a equipe médica considerava precoce um prognóstico de alta. ‘Cirurgias como esta exigem de sete a dez dias de recuperação’, afirmou.

Desde ontem, sábado, Covas já se alimenta com uma dieta que inclui alimentos sólidos, como arroz, legumes, carne de frango e peixe, além de pastosos (purê e massa) e líquidos. A colostomia está funcionando normalmente. O governador continua fazendo fisioterapia e caminhadas. Lê e assiste televisão, e está recebendo diariamente o conjunto de mensagens que são deixadas no gabinete avançado montado no térreo do Incor, onde os visitantes são recebidos.

Novo boletim médico será divulgado pela Assessoria de Imprensa do Incor amanhã, segunda-feira, dia 27, por volta do meio-dia.