Quadro clínico de Covas continua evoluindo bem

Governador faz caminhadas mais longas pelos corredores do Incor, já tendo sido contornados os problemas de distensão abdominal e pulmonares

ter, 28/11/2000 - 16h23 | Do Portal do Governo

Governador faz caminhadas mais longas pelos corredores do Incor, já tendo sido contornados os problemas de distensão abdominal e pulmonares

O quadro clínico do governador Mário Covas, nesta terça-feira, dia 28, sétimo dia pós-operátório, continua evoluindo satisfatoriamente. Seus sistemas cardiológico, respiratório e hemodinâmico estão funcionando normalmente e a capacidade de locomoção evoluiu. Covas aumentou a extensão do percurso das caminhadas pelos corredores do sexto andar do Incor, onde está internado. A alimentação, suspensa por 12 horas no último domingo como medida auxiliar para corrigir problemas no abdômen e no pulmão, retomada timidamente ontem, segunda-feira, começou a ser liberada na manhã de hoje, com ênfase na ingestão de proteínas e ferro.

Segundo o urologista Sami Arap, médico que integra a equipe que assiste o governador, Covas dormiu muito bem nas duas últimas noites com a medicação introduzida. ‘O governador fica muito mal-humorado quando não dorme e para não termos que aguentá-lo tratamos de trocar o remédio’, brincou Arap. Reafirmando a falta de preocupação em definir uma data para a saída de Covas do hospital, Arap disse que a alta poderia até acontecer no próximo final de semana. ‘Isso não quer dizer que estamos marcando data. Ele só irá para casa quando estiver muito bem. No momento, ele está bom’.

Sobre a alimentação, Arap explicou que o paciente necessita de uma dieta hiperprotéica devido à baixa de proteína circulante, provável causa da distensão abdominal e da congestão pulmonar verificadas no domingo passado. Covas apresenta uma anemia leve por insuficiência de ferro, conseqüência normal após cirurgias de grande porte: ‘Estamos negociando com ele uma forma de introduzir a alimentação que ele precisa. O governador não gosta muito de carne vermelha, alimento rico em proteína e ferro, exatamente as duas substâncias que ele mais precisa neste momento’, disse o urologista, lembrando que ‘essa negociação não será difícil porque Covas é muito disciplinado e cooperativo’.

Novo boletim médico será divulgado pela Assessoria de Imprensa do Incor amanhã, quarta-feira, dia 29, por volta do meio dia.