Quadrinhos e poemas são temas de videoconferência do Viva Japão

Programa faz parte das comemorações estaduais da imigração japonesa ao Brasil

seg, 31/03/2008 - 13h10 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, 3 de abril, a rede estadual de ensino poderá acompanhar uma videoconferência sobre Mangá  e Haicai. A apresentação faz parte das programações de subsídios aos projetos cadastrados no Programa Viva Japão, que promove o contato dos alunos da rede pública estadual com a cultura japonesa. O programa faz parte das ações do Estado para as comemorações do centenário da imigração japonesa ao Brasil.

Mangá são as histórias em quadrinhos japonesas. Suas formas mais características são personagens de olhos grandes e expressivos e narrativa visual dinâmica. Os mangás começaram a ser editados no Brasil no final dos anos 80, mas só se consolidaram recentemente, com o apoio de outra mídia ainda mais popular: os animês – os desenhos animados japoneses. Atualmente, os jovens brasileiros lotam eventos de mangá e cultura pop japonesa pelo país.

Já o Haicai é um poema de três versos, ou terceto, que teve origem no Japão feudal, época em que ainda não havia livros impressos. A poesia era declamada e por isso os poemas eram chamados de cantos. Por exemplo, o tanka, poema japonês de 31 sílabas, significa “canto curto”. No Brasil, muitos escritores famosos se dedicaram a esse gênero poético. Entre eles, Guilherme de Almeida, considerado o Príncipe dos Poetas Brasileiros.

Os videoconferencistas são: Alexandre Nagato, que é desenhista especializado em Mangás, redator e autor do livro “Almanaque da Cultura Pop Japonesa”, e Teruko Oda, professora, autora de livros sobre haicais e membro do Grêmio Ipê de Haicai.

Inscrições devem ser feitas até quarta-feira

Cada escola participante do Viva Japão poderá inscrever dois professores e um assistente técnico-pedagógico (ATP) ou supervisor, até quarta-feira, 2 de abril. Os professores poderão assistir à videoconferência e fazer perguntas aos especialistas, além de compartilhar simultaneamente com os colegas experiências de seus alunos.

As videoconferências serão realizadas  em duas sessões, uma das 10h às 12h e outra das 14h às 16h.

Inscrições e orientações para participação da videoconferência estão no site do CRE Mário Covas (www.crmariocovas.sp.gov.br) . 

 (C.C.)