Quadras poliesportivas do Parque do Belém estão abertas para a população

Espaço já foi ocupado pelo antigo Complexo Tatuapé da Febem

ter, 08/04/2008 - 8h00 | Do Portal do Governo

Uma área de 80 mil metros quadrados do Parque do Belém, que fica na área que era ocupada pelo antigo Complexo Tatuapé da Febem, já pode ser utilizada pela população. Desde a última segunda-feira, 31 de março, as pessoas que moram nas imediações, especialmente crianças e adolescentes, aproveitam o tempo livre para jogar bola, andar de bicicleta, ou simplesmente passear no novo espaço, que fica aberto das 8h às 18h, diariamente.

A área aberta ao público conta com seis quadras poliesportivas, área para caminhada, banheiros químicos e playground composto por balanços e escorregador. As quadras pertenciam às unidades de internação e eram utilizadas pelos adolescentes. Após a desativação do Complexo, elas foram recuperadas para que pudessem ser usadas pelos frequentadores do parque.

A implantação de um parque no espaço ocupado pela antiga Febem representa um alívio para a população das imediações.

Marcela Rodrigues, de 11 anos, que mora na vizinhança do parque conta que quando os internos promoviam rebeliões, não conseguia ir para casa após a escola. “Se a rebelião fosse na sexta-feira, eu ia para a casa de uma tia. Nos outros dias da semana, ficava do outro lado da rua esperando para entrar em casa”, lembra. 

“Antes vivíamos com medo. Agora esse espaço virou um parque e está bem melhor. As crianças não precisam mais brincar nas ruas”, aponta a estudante Jéssica de Souza, de 16 anos. Ela comenta que essa região não tinha opções de lazer.

Emerson Ranieri, de 13 anos, também comemora a abertura do espaço. “Aqui posso jogar bola sem o risco de ser atropelado”, diz. Ele também mora ao lado do parque. A rua, explica o garoto, é muito movimentada porque é rota de fuga de automóveis em horário de rodízio.

O espaço aberto à população representa um terço da área total do parque, que tem cerca de 230 mil metros de área.

Além das quadras poliesportivas, o parque deverá contar ainda com uma Escola Técnica (Etec) e área para lazer, esporte e cultura. Também há previsão de instalação de um equipamento da Secretaria da Cultura e de um museu da Febem.

Continuará funcionando na área uma sede administrativa da Fundação Casa e o centro de capacitação dos funcionários da instituição. A previsão é que o parque esteja totalmente concluído até 2010.

A Etec

Um dos prédios que pertencia à antiga Febem será reformado e readequado para receber a Etec Parque do Belém. A previsão é que as aulas tenham início no segundo semestre do ano que vem e atenda um total de 2.880 alunos, em três períodos.

Serão oferecidos oito cursos técnicos: Administração, Gestão Ambiental, Informática, Logística, Nutrição e Dietética, Química, Segurança do Trabalho e Web Design.

O Centro Paula Souza, que administra as Etecs e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), também estuda a readequação do prédio que abrigava uma cadeia feminina e foi preservado por seu valor arquitetônico.

Cíntia Cury