QS Ranking classifica a USP entre as 50 melhores do mundo em 6 cursos

Foram avaliadas mais de 4 mil universidades em 42 áreas de concentração

qui, 24/03/2016 - 21h02 | Do Portal do Governo

O QS World University Ranking by Subject, divulgado segunda-feira (21), classificou a USP entre as 200 melhores universidades do mundo em 38 das 42 áreas avaliadas. O destaque foi para o curso de Odontologia, em que a instituição alcançou o 9º lugar entre todas as pesquisadas. Também foi a melhor colocação entre os cursos pesquisados da instituição.

A USP ficou entre as 50 melhores do mundo nas áreas de Agricultura e Silvicultura, Antropologia, Engenharia de Minérios e Minas e Ciência Veterinária. O compromisso com o ensino pode ser observado uma vez que as áreas de Antropologia e Engenharia de Minérios e Minas da instituição participaram do ranking pela primeira vez e já garantiram uma colocação entre os 50 melhores cursos do mundo.

Em 25 áreas, a Universidade de São Paulo ficou entre a 51ª e a 100ª posição, em sete áreas entre as 150 melhores e em uma área entre as 250 melhores. 

A Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) continuam ocupando as primeiras posições, liderando em 12 áreas de concentração, cada uma. No total, o ranking avaliou 4.226 universidades do mundo inteiro, em 42 áreas de concentração, seis áreas a mais do que na edição de ano passado. 

Abaixo a classificação dos melhores cursos da USP:

Odontologia – 9ª
Agricultura e Silvicultura – 26ª
Antropologia – 34ª
Engenharia de Minérios e Minas – 36ª
Arquitetura – 37ª
Ciência Veterinária – 38ª

O estudo é publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa em educação especializada em instituições de ensino superior.

Acesse o ranking completo

Do Portal do Governo do Estado