Pular o café da manhã pode causar diabetes, hipertensão e ganho de peso

Instituto do Coração do HC alerta a população sobre o papel fundamental da primeira refeição

qua, 02/07/2014 - 20h45 | Do Portal do Governo

Se alimentar bem nas primeiras horas do dia é fundamental para repor as energias após um longo período de sono e sem comer. Por isso, o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas está alertando a população sobre a importância do café da manhã para evitar diabetes, hipertensão, dor de cabeça, mau humor e aumento de peso.

O hábito de tomar o café da manhã está diretamente relacionado com a moderação da ingestão calórica diária, regulação do índice glicêmico, prevenção de doenças como diabetes e hipertensão arterial, doenças associadas ao ganho de peso, e com menor acúmulo de gordura visceral. Outra consequência é o mau-humor. Já quem se alimenta bem nessa refeição apresenta maior capacidade de concentração e melhor desempenho cognitivo.

O café da manhã saudável deve conter carboidratos, como pães, biscoitos, cookies ou torradas, e proteínas como queijos magros (cottage, branco, ricota), iogurte reduzido em gordura, leite desnatado, tofu, leite de soja ou ovo preparado sem adição de gordura, além de frutas (qualquer uma) e uma fonte de boa gordura como castanhas, nozes, avelã e creme vegetal.

Do Portal do Governo do Estado