Público poderá ver 143 filmes no Curta Santos até sábado

Quinta edição do festival homenageia Sérgio Mamberti, Beto Brant, Edson Celulari e Júlia Lemmertz

qua, 19/09/2007 - 13h06 | Do Portal do Governo

“É um mergulho vertiginoso na cultura audiovisual”. É dessa forma que Toninho Dantas, diretor do festival, define o 5º Curta Santos, que vai transformar a baixada santista num verdadeiro reduto do cinema. Serão projetados mais de 140 filmes, entre curtas-metragens, longas, documentários e videoclipes, além da realização de debates e workshops. Desde segunda-feira, 17, o evento estará espalhado por toda a cidade e, até o dia 22, vai homenagear algumas personalidades do cinema como Sérgio Mamberti, Beto Brant, Edson Celulari e Júlia Lemmertz.

O Teatro Coliseu, que fica no centro de Santos, abriu suas portas para a festa do cinema. Na noite de segunda, foi apresentado ali o primeiro filme escrito e dirigido pelo ator Selton Mello, Quando o tempo cair. O curta retrata a história de um aposentado que, depois de saber que o seu filho perdeu o emprego, decide voltar ao mercado de trabalho. A obra não concorre a nenhum prêmio neste festival.

Com o objetivo de estimular as novas produções cinematográficas, o Curta Santos deu início as suas atividades em 2001. De lá pra cá, o festival vem crescendo gradativamente tanto na divulgação como no número de participantes. “Nesta edição recebemos mais de 800 trabalhos inscritos de 20 estados brasileiros”, diz Toninho, que também é ator e produtor de documentários. Segundo ele, a expectativa de público para a quinta edição é de 100 mil pessoas.

Desse montante de inscrições, 143 filmes foram selecionados por curadores convidados para fazer parte das diversas mostras, competitivas ou não, do festival de curtas deste ano. No caso das não competitivas, que totalizam cerca de 60 filmes, o evento oferece ao público sessões como a Mostra Universitária, que vai revelar algumas produções audiovisuais acadêmicas; a Mostra On-line, filmes produzidos com equipamentos tecnológicos como o celular; e a Mostra Beto Brant, que homenageia o diretor de Ação entre Amigos, O Invasor, entre outras produções.

Competição

A mostra competitiva deste ano, formada por 82 filmes, está dividida em três módulos: a Mostra Nacional Olhar Brasilis, que acolhe curtas produzidos em todo o Brasil; a Mostra Olhar Caiçara, cujo objetivo é premiar filmes feitos nos municípios do litoral paulista; e o Festival de Videoclipes, que traz produções musicais de todo o estado de São Paulo. Os filmes pertencentes nestas mostras concorrerão aos prêmios de melhor direção, roteiro, ator, atriz, entre outras categorias.

Além da exibição dos filmes, o festival conta com outras atividades como os workshops dos diretores Beto Brant e Fátima Toledo e o lançamento do livro “5 + 5”, de Marcos Didonet, que discute as cinco maiores bilheterias do cinema.

Os curtas do festival serão exibidos no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), o Espaço Unibanco e as salas de cinema Roxy-Gonzaga e Roxy-Brisamar, além do Terminal Rodoviário de Santos, que também servirá como local de apresentação nesta edição. Telões de vídeo ficarão espalhados em pontos estratégicos do terminal para atrair até mesmo o passageiro de ônibus.

 O 5º Curta Santos, produzido pela Associação dos Artistas do Litoral Paulista, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura, termina suas atividades no dia 22 de setembro, na Quadra da Escola de Samba União Imperial. Na noite do encerramento, haverá a entrega dos prêmios e show da cantora de MPB Luciana Melo. 

SERVIÇO

5º Curta Santos

De 17 a 22 de setembro

Telefone: (13) 3219.2878 ou 3219.2879

Confira toda a programação e os locais de apresentação com os respectivos endereços no site www.curtasantos.com.br

 

Da Secretaria Estadual da Cultura

 

(I.P.)