Público jovem representa mais de 50% dos leitores do Embarque na Leitura

Participam do projeto as estações Paraíso, Tatuapé e Santa Cecília do Metrô e Brás da CPTM

seg, 18/07/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

Os jovens de 11 a 30 anos são os campeões de leitura do Metrô. Hoje, já são 50,6% do público total, o que em números representa 20.134 usuários cadastrados. A informação foi divulgada pelo IBL (Instituto Brasil Leitor), órgão que administra as bibliotecas do projeto Embarque na Leitura, situadas nas estações Paraíso, Tatuapé e Santa Cecília do Metrô e Brás da CPTM.

O estudante Marcel Maciel, de 21 anos, faz parte desse time. Há quatro anos, ele começou a usar o serviço da biblioteca de Santa Cecília. “A estação fica próxima do local onde eu fazia cursinho preparatório para a faculdade”, disse. Para o jovem, fazer empréstimos de livros no Metrô é mais fácil e prático, pois não há necessidade de mudar o trajeto diário. Até hoje, o rapaz já realizou 129 empréstimos.

No comparativo entre as bibliotecas, feito pelo instituto, a Estação Paraíso lidera as estatísticas. Do total de sócios, 9.439 são jovens. Em porcentagem, o dado gira em torno de 46,8%.

Na hora de escolher um livro, esse público prefere títulos atuais, que já foram lidos e recomendados pela crítica literária. Entre a listagem divulgada pelo IBL estão “A Menina que Roubava Livros”, “A Conspiração Franciscana”, “O Caçador de Pipas”, “Anjos e Demônios” e “A Cidade do Sol”.

O levantamento também apurou características gerais do jovem leitor do Metrô. Na grande maioria dos casos, trata-se de mulheres com ensino médio completo. Em Santa Cecília, a maior parte delas possui ensino superior.
Participe

O projeto “Embarque na Leitura” está em atividade desde 2004. O acervo das quatro bibliotecas dispõe de uma coleção de 18.060 títulos, entre literatura, autoajuda, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história.

Para se associar é bem simples. Basta apresentar RG, CPF e comprovante de endereço (original e cópia), além de foto 3×4 para a confecção da carteirinha de sócio. O serviço é totalmente gratuito.

Os usuários podem fazer empréstimos de no máximo três livros e devolvê-los em até 10 dias, com possibilidade de renovação. O horário de funcionamento das bibliotecas é de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h.

Ranking dos livros mais lidos pelos jovens:

1° A Menina que roubava livros
2° A Conspiração Franciscana
3° O Caçador de Pipas
4° Anjos e Demônios
5° A Cidade do Sol
6° Labirinto
7° O Monge e o Executivo
8° A Cabana
9° A Última Roqueira
10° O Menino de Pijama Listrado
 
Da Secretaria dos Transportes Metropolitanos