Público de SP poderá acompanhar gravações do “Café Filosófico”

O programa, apresentado por Chris Couto, será exibido a partir desta quarta-feira, 01 de outubro.

seg, 29/09/2008 - 18h47 | Do Portal do Governo

O programa Café Filosófico, apresentado por Chris Couto e levado ao ar pela TV Cultura aos domingos, às 22h, passa a ser gravado na cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira, dia 1º de outubro. Anteriormente, a atração era gravada em Campinas.

As gravações acontecem às quartas-feiras, às 20h30, no bar Tom Jazz, com ingresso gratuito. Os interessados devem retirá-lo com uma hora de antecedência do início do evento. A casa, que tem capacidade para 180 pessoas, fica na Avenida Angélica, 2331 – Higienópolis – Tel.: (11) 3255-0084 / 3255-3635.

A programação deste ano contempla todo o mês de outubro, novembro e a primeira semana de dezembro. Em 2009, o Café Filosófico volta as suas atividades já no início do ano, trazendo novas reflexões sobre o mundo contemporâneo.

Maria Rita Kehl, curadora do módulo A masculinidade hoje, em parceria com o jornalista e especialista em cinema Inimá Simões, abre as atividades do Café na capital paulista. Maria Rita abordará o tema Homens em crise ou masculinidade em questão?

Em sua exposição, a doutora em psicanálise pela PUC/SP falará sobre a crise da masculinidade nos dias de hoje. Para tanto, levará em consideração as mudanças aparentes nos padrões tradicionais de masculinidade ocorridas já no fim do século 19, quando se inicia um questionamento das mulheres com relação ao seu papel social como esposas dedicadas, donas de casas, mães de família e, ainda, sempre com limitações sexuais. Nesses últimos séculos, as mulheres saíram de seus lugares e abalaram a identidade masculina. Segundo Maria Rita, masculino e feminino são campos escorregadios que só se definem por oposição. ”São formações imaginárias que buscam produzir uma diferença radical e complementar onde só existem, de fato, mínimas diferenças. O resto é questão de estilo“, explica.

Ao término do evento, haverá o lançamento do livro de Maria Rita Kehl, Deslocamentos do feminino, publicado pela editora Imago.    

Sobre o Café Filosófico

Realizado pela CPFL Cultura desde 2003, o Café Filosófico vem sendo palco para reflexões sobre o comportamento do indivíduo frente às mudanças no mundo contemporâneo. Durante esses cinco anos de programação, já participaram personalidades como Jorge Forbes, Jurandir Freire Costa, Mayana Zatz, Ivo Pitanguy, Flávio Gikovate, Renato Janine Ribeiro, Daniela Thomas, Gerald Thomas, Amyr Klink, entre outros.

Da Fundação Padre Anchieta