Publicação é reconhecida com o Prêmio Jabuti

Prêmio Jabuti, instituído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1959, é o mais importante prêmio literário do País

dom, 01/07/2007 - 14h22 | Do Portal do Governo

Mesmo inacabada, em 1996 a Enciclopédia Agrícola Brasileira ganhou o Prêmio Jabuti, na área de Ciências Exatas e Tecnologia, e o Prêmio Clio de História , em 2005, por sua contribuição ao conhecimento agrícola brasileiro.

O Prêmio Jabuti, instituído pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) desde 1959, é o mais importante prêmio literário do País. Mobiliza, anualmente, editores, autores, gráficas, tradutores, capistas, ilustradores, produtores editoriais, livreiros e a mídia geral e especializada. São selecionados três finalistas em cada uma das 17 categorias e, depois, escolhido um vencedor.

“Os colaboradores na produção do livro abriram mão dos direitos autorais. O reconhecimento do Prêmio Jabuti indica que eles são profissionais de altíssima competência”, avalia Dechen.

O curador do Prêmio Jabuti, José Luiz Goldfarb, explica que o reconhecimento tem bastante credibilidade porque a comissão julgadora escolhe os melhores livros com isenção sobre seu conteúdo. Declara que não é a primeira vez que a CBL concede o título a uma obra inacabada.

“O fato de ser vencedor do Jabuti torna o autor mencionado pela imprensa, além de ampliar seu currículo”, frisa. “Diariamente recebo alerta de site de busca da Internet que informa divulgações da mídia sobre escritor de livro premiado”, avisa.

Da Agência Imprensa Oficial

C.M.