Psicólogos são capacitados para tratar violência doméstica nas Delegacias da Mulher

A Coordenadoria de Programas Sociais da Secretaria de Segurança realizou na manhã de hoje, dia 9, a primeira capacitação do ano

qua, 09/05/2007 - 22h00 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Programas Sociais da Secretaria da Segurança realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 9, a primeira capacitação do ano voltada para estagiários de psicologia, com foco na violência contra a mulher. A função desses profissionais é trabalhar a demanda das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) da capital, que atendem constantemente casos relacionados à violência doméstica.

O contato direto dos profissionais com as vítimas é o fator principal das palestras. “As informações servem para os estagiários entenderem um pouco melhor esse tipo de violência, e isso para dar apoio e atendimento às pessoas que procuram as DDM”, diz Denise Pereira, coordenadora de programas sociais da Secretaria.

Trechos dos filmes “Eclipse Total” e “Nunca Mais” serviram de base para a palestrante Lívia Lopes esclarecer o panorama legal e a abordagem necessário dos psicólogos às vitimas de violência doméstica. Lívia é formada em psicologia e direito, e é ex-estagiária da 1ª DDM da capital. Ela mostra a situação desse tipo de crime no país e discute os rumos que os novos profissionais podem tomar no trabalho com o público.

“A partir desse repertório a intenção é esclarecer o que é a violência doméstica e como ela acontece, exemplificando que até mesmo alguns homens sofrem com a violência das esposas”, diz Denise Pereira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

(R.A.)