Psicologia do Hospital das Clínicas reduz fila de espera

Tempo foi reduzido de seis para um mês, sem interferir na qualidade da assistência

sáb, 14/11/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

Agora, pacientes internados e em tratamento ambulatorial nos 37 departamentos do Instituto Central do Hospital das Clínicas (IC-HC) são atendidos mais rapidamente na Divisão de Psicologia da instituição. A fila de espera foi reduzida de seis para um mês, sem interferir na qualidade da assistência. 

Esse é o resultado da adoção de sistema inovador de metas e indicadores. A Divisão de Psicologia do Instituto Central do HC, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), analisou e reformulou estrategicamente itens como carga horária, número mínimo de procedimentos realizados e tempo necessário para o psicólogo realizar atividades de ensino e pesquisa. 

O modelo, pioneiro na administração de psicologia hospitalar na rede pública do País, resultou no crescimento médio de 4% ao ano da produção assistencial. Em 2006, foram realizados 39.305 atendimentos. Em 2007, o número passou para 41.000 e, no ano passado, 42.447 procedimentos. Outra novidade do processo é a pesquisa de satisfação do cliente em relação ao atendimento. 

Periodicamente, profissionais da Divisão de Psicologia contatam (via telefone) o paciente em tratamento psicológico ou que já recebeu alta e realizam questionário de satisfação sobre a intervenção recebida. As respostas permitem avaliar a qualidade da assistência psicológica oferecida e se ela atende aos padrões de excelência. Pela eficácia das práticas, o programa deverá ser referência na rede pública de saúde por ampliar as oportunidades de assistência psicológica a uma população maior de pacientes. 

Para o diretor executivo do IC, Carlos Suslik, programas que geram maior eficiência e motivam a melhora do desempenho e do cumprimento dos índices de qualidade devem ser uma constante em qualquer administração para o sucesso dos resultados. A Divisão de Psicologia atua com equipes multidisciplinares de 37 especialidades clínicas do Instituto Central, suprindo as necessidades de diagnóstico e assistência psicológica de pacientes internados e em segmento ambulatorial. 

A equipe é composta de 37 psicólogos, 30 aprimorandos (psicólogos que cursam especialização no HC) e dez estagiários. As consultas duram 40 minutos e são oferecidas, em média, de uma a duas vezes na semana, por período, que podem se estender em até seis ou oito meses, dependendo da complexidade do contexto clínico. 

Da Agência Imprensa Oficial e da Assessoria e do Instituto Central do HC