Próximo sábado é dia do Mutirão Mar Limpo

Navegantes que quiserem participar do evento da Secretaria de Meio Ambiente podem se inscrever até esta quarta-feira, 20

ter, 19/02/2008 - 15h40 | Do Portal do Governo

Navegantes das baias de Santos e São Vicente participarão de ação ambiental inédita. Ao navegaram pela região recolherão garrafas PET, sacos plásticos e outros lixos que flutuam e acabam sujando as praias ou causando danos às embarcações. É o Mutirão Mar Limpo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em parceria com o Baia São Vicente Iate Clube (BSVIC), que ocorre no próximo sábado, 23, a partir das 9 horas da manhã.

A iniciativa tem como finalidade despertar a consciência dos usuários do mar – comandantes, marinheiros, mergulhadores e simpatizantes – para que, cada vez que se depararem com aquela “inocente” garrafa flutuante, recolha-a e destine-a ao lixo quando voltar do passeio. Poderá participar do mutirão qualquer pessoa que tenha uma embarcação e que se inscreva até esta quarta-feira, 20, no BSVIC. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (13) 3567-1000, ou via rádio chamando Delta 26, pelo canal 69, prefixo da Baia de São Vicente.

Todo o lixo coletado na Baia de São Vicente será recolhido pela prefeitura da localidade. As embarcações participantes do evento receberão certificado e a que recolher a maior quantidade de lixo será premiada. O Mutirão Mar Limpo tem o apoio das prefeituras de Santos, Guarujá, São Vicente e Ilhabela, da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, Sabesp, Cetesb, Polícia Ambiental, Marinas, Revista Náutica e Associação das Operadoras de Mergulho.

Lixo no mar

O lixo no mar é um dos grandes problemas que o mundo atual enfrenta. Cerca de 77% dos poluentes despejados em suas águas vêm de fontes terrestres e tendem a se concentrar nas regiões costeiras, justamente o hábitat marinho mais vulnerável, e também o mais ocupado por seres humanos. A população que mora no litoral ou nele passeia nos finais de semana e feriados é uma das grandes responsáveis pelo lixo que acaba se depositando no fundo do mar ou poluindo os costões. Produzimos cada vez mais lixo e nos descartamos dele com velocidade cada vez maior.

Estudo da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados nos oceanos todos os anos. Sabe-se que as descargas de detritos urbanos produzam efeitos nocivos. A maior praga dos mares é o plástico. O material tem vida útil curtíssima, mas demora centenas de anos para se desfazer, seja no mar, ou terra. E, dentro do estômago de um animal marinho, pode levá-lo a morte. Para uma tartaruga, por exemplo, um saco plástico boiando na água pode parecer uma água-viva – ou seja, comida.

 

Valéria Duarte

Da Cetesb

(I.P.)