Próxima Operação Verão contará com 4ª fase do Detecta

Projeto vai monitorar todo litoral paulista; vídeos irão emitir alertas contra roubos e furtos

sex, 23/10/2015 - 21h13 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Segurança Pública acaba de anunciar a implantação da 4ª fase do programa Detecta, que tem o objetivo de monitorar crimes por todo o litoral de São Paulo durante a Operação Verão 2015/2016.

“A próxima fase do Detecta terá um circuito eletrônico que fiscalizará desde o Litoral Sul, passando pelo Norte, até o Vale do Paraíba”, conta o secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes. “Vamos conectar o monitoramento dos municípios, câmeras OCRs [inteligentes] e radares ao sistema”.

Segundo o secretário, vídeos analíticos irão emitir alertas de padrões específicos, como situações suspeitas nas quais podem ocorrer furtos e roubos. “O projeto da nova etapa do Detecta já está pronto. Ele será testado e implementado durante a operação verão, podendo ainda ter cabines para coordenar a ação dentro do Copom Central”, esclareceu.

A proposta quer integrar a Segurança Pública e municípios, avançando cada vez mais na redução dos principais indicadores de delitos. “Precisamos nos unir para um combate inteligente contra a criminalidade através da tecnologia”, disse Moraes.

Sistema Detecta
O Detecta, sistema de prevenção e investigação criminal do Estado de São Paulo, promove a integração de bancos de dados e câmeras de diferentes instituições para monitorar áreas específicas, veículos e suspeitos e auxiliar as polícias Civil e Militar no combate ao crime em todo o território paulista.

São Paulo é o primeiro estado a utilizar uma ferramenta de big data na prevenção e combate ao crime. Ao cruzar informações de diversos bancos de dados e imagens, o Detecta dá aos policiais, numa determinada operação, o que se chama de “consciência situacional”.

Em resumo, ao atender uma ocorrência, por exemplo, o policial recebe mais informações sobre a situação que vai encontrar: que outros crimes ocorreram na área recentemente; que suspeitos de outros crimes residem nas proximidades; se foi registrada apreensão de armas no local; e assim por diante.

Do Portal do Governo do Estado