Provinha Brasil começa nesta segunda-feira

230 mil alunos estaduais responderão questões de português nesta primeira quinzena de junho

dom, 01/06/2008 - 12h21 | Do Portal do Governo

As escolas estaduais iniciam nesta segunda-feira, 2, a aplicação da Provinha Brasil, avaliação de língua portuguesa para alunos da 2ª série do Ensino Fundamental. O prazo para aplicação da prova nas unidades termina em 15 de junho.

Cerca de 230 mil alunos passarão pela avaliação. Cada Diretoria de Ensino, órgão da Secretaria, definirá o período de aplicação, desde que na primeira quinzena de junho.

A avaliação irá verificar a aprendizagem na faixa etária de 8 anos. São Paulo já tem sua avaliação, o Saresp, que inclui a 2ª série do Fundamental. A idéia é utilizar a Provinha Brasil (organizada pelo governo federal) como um parâmetro de evolução.

“É uma avaliação de 2ª série para o professor. Ele irá receber e corrigir a prova e ter um diagnóstico de cada aluno”, afirma a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

São Paulo recebeu nesta semana os kits da avaliação, com cópia da prova, carta com instruções e sugestões de aplicação, manual do aplicador, guia de correção, documento explicativo sobre as matrizes e escalas e outro documento sobre o que fazer com os resultados dos testes. Cerca de 100 supervisores de ensino já foram capacitados para aplicação da prova. Eles repassam o conhecimento a professores e diretores.

Para aplicação das provas a Secretaria determinou que o professor de uma classe aplique a prova em outra, dentro de sua escola. O Saresp 2007, a avaliação de rendimento dos alunos da rede estadual paulista, apontou que 87,4% dos alunos atingiram as capacidades esperadas para a 2ª série. Ou seja, São Paulo está a quase 12 pontos de atingir sua meta de alfabetizar todos estudantes com 8 anos de idade.

Da Secretaria da Educação

(L.F.)